O trabalho docente no ensino superior em tempos de ensino remoto emergencial (ERE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35254

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Pandemia e Educação, Trabalho Docente

Resumo

Este artigo busca analisar as implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para e no trabalho docente no Ensino Superior bbrasileiro, no contexto da pandemia de Covid-19, por meio de revisão de literatura e observação participante. O texto está organizado em dois momentos: num primeiro momento, apresenta-se uma contextualização sobre o Ensino Superior Brasileiro, destacando seu perfil privatista e eadista. Na sequência, aborda-se sobre a reorganização do ensino no contexto pandêmico, a partir da discussão do ensino remoto emergencial. Para a análise destacam-se dois eixos de investigação: a plataformização no/do trabalho docente e a intensificação do trabalho e o ERE e a saúde mental dos docentes. Problematiza-se o agravamento das condições de trabalho dos/das docentes do Ensino Superior em um contexto de ensino remoto emergencial, por meio da plataformização da educação, bem como o adoecimento mental dos/as docentes. Enfrentar essas implicações é uma tarefa coletiva e um imperativo na defesa da educação pública, na crítica contundente aos interesses privatistas e eadistas e na luta por condições de trabalho não precarizadas.

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Biografia do Autor

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-UEL-PR. docente do departamento do curso de Serviço Social e vice-coordenadora do colegiado do curso da UEL; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação Profissional em Serviço Social no Brasil – GEPFOR.

Melissa Ferreira Portes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina- UEL-PR. Docente do Departamento do Curso de Serviço Social e coordenadora do colegiado do curso da UEL; coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a Formação e Trabalho Profissional-GEFORT.

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Publicado

2021-12-09