Educação Popular no Brasil: uma sistematização de processos e experiências desenvolvidas nos anos 1940 a 1964

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.41360

Palavras-chave:

Educação e cultura popular, Projetos societários, Realidade brasileira

Resumo

Tratamos, neste artigo, de evidenciar sistematizações analíticas sobre práticas e experiências de educação popular desenvolvidas no Brasil pelos Comitês Populares Democráticos (1945-1947), Universidade do Povo (1946-1957) e pelos Movimentos de Educação e Cultura Popular (1958-1964). Nestas conjunturas históricas, práticas de educação e cultura popular são criadas ou convertidas para perspectivas pedagógicas vinculadas aos anseios das classes subalternas, potencializando-as na construção da mobilização, organização e conscientização em torno da luta e defesa de direitos e de um processo de democratização do país.

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Biografia do Autor

Juliano Zancanelo Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social; Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Doutorando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGSS/UFJF); Membro do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

Maria Lúcia Duriguetto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social; Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-doutora pela Universidade da Calábria - Itália; Professora Titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (FSS/UFJF); Membro do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

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Publicado

2023-12-26