Educação Popular no Brasil: uma sistematização de processos e experiências desenvolvidas nos anos 1940 a 1964

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.41360

Palavras-chave:

Educação e cultura popular, Projetos societários, Realidade brasileira

Resumo

Tratamos, neste artigo, de evidenciar sistematizações analíticas sobre práticas e experiências de educação popular desenvolvidas no Brasil pelos Comitês Populares Democráticos (1945-1947), Universidade do Povo (1946-1957) e pelos Movimentos de Educação e Cultura Popular (1958-1964). Nestas conjunturas históricas, práticas de educação e cultura popular são criadas ou convertidas para perspectivas pedagógicas vinculadas aos anseios das classes subalternas, potencializando-as na construção da mobilização, organização e conscientização em torno da luta e defesa de direitos e de um processo de democratização do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Zancanelo Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social; Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Doutorando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGSS/UFJF); Membro do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

Maria Lúcia Duriguetto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social; Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-doutora pela Universidade da Calábria - Itália; Professora Titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (FSS/UFJF); Membro do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

Referências

AMARAL, Luciana Pucu Wollmann do. “Trabalhadores, partido e movimentos sociais: a experiência dos Comitês Democráticos Populares em Niterói (1945-1950)”. In: XXVII Simpósio Nacional de História. ANPUH: Natal, 2013.

BARBOSA, Letícia Rameh. “Movimento de Cultura Popular em Pernambuco. Evolução e impactos na sociedade” — Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba – PPGE/CE/UFPB, 2017.

COUTINHO, Carlos Nelson Coutinho. Gramsci. Um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

DURIGUETTO, Maria Lúcia. “A questão dos intelectuais em Gramsci”. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 118, p. 265-293, abr./jun. 2014.

DURIGUETTO, Maria Lúcia; MONTAÑO, Carlos. Estado, Classe e Movimento Social. 3.ed. — São Paulo: Cortez, 2011.

FÁVERO, Osmar. “Paulo Freire: primeiros tempos”. In: GUERRA, Marcos; CUNHA, Célio da. “Sobre as 40 horas de Angicos, 50 anos depois”. In: Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 90, p. 1-226, jul./dez. 2013.

FLORESTAN, F. A revolução burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

GOMES, Rodrigo Lima Ribeiro. “Sentidos da educação popular na história”. In: Movimento - Revista de Educação, Niterói, ano 7, n.12, p. 30-53, jan/abr. 2020.

IASI, Mauro Luis. “Educação Popular e Consciência de Classe”. In: (Org.) FARAGE, Eblin; HELFREICH, Francine. Serviço Social, Favelas e Educação Popular: diálogos necessários em tempos de crise do capital. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. p. 31-52.

MATTOS, Marcelo Badaró. Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MONTEIRO, Claudia. “A luta por um partido de massas: o PCB e os Comitês Democráticos Populares no Paraná”. In: Anais do VII Congresso Internacional de História. PPGH/UEM, Maringá, 2015.

NETTO, José Paulo. Pequena História da ditadura brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.

PEREIRA. Evelyne Medeiros; NOBRE, Ma. Cristina Q.; DURIGUETTO, Ma. L. “Nordestino sim, nordestinado não. Questão regional, luta de classes e resistências populares no nordeste brasileiro”. In: GONÇALVES, André de M; FRANÇA JÙNIOR, R. P; SOUSA, Tatiana R. Serviço Social e questão regional. Campina Grande, EDUFCG, 2022.

PINHEIRO, Marcos Cesar de Oliveira. “Dos Comitês Populares Democráticos (1945-1947) aos Movimentos de Educação e Cultura Popular (1958-1964): uma história comparada”. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

PINHEIRO, Marcos Cesar de Oliveira; RODRIGUES, Angélica de Sá de Oliveira Bauer. “Movimento social, cidadania e educação na experiência dos Comitês Populares Democráticos na Baixada Fluminense (1945-1947)”. In: Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, v, 2018, Niterói. Anais V CEDUCE, v. 2, 2018.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Histórias da educação popular: do Sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; São Paulo: Cortez e Instituto Paulo Freire, 2001.

SILVA, Raquel Oliveira. “O PCB e Comitês Populares Democráticos em Salvador (1945-1947)”. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930-1964). 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

TEIXEIRA, Wagner da Silva “Educação em tempos de luta: história dos movimentos de educação e cultura popular” (1958-1964). Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, 2008.

WANDERLEY, Luiz Eduardo. Educar para transformar. Educação popular, igreja católica e política no movimento de educação de base. Petrópolis: Vozes, 1994.

Publicado

2023-12-26

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático