Karl Marx diante da miséria e da constituinte alemãs em 1848
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.35122Palavras-chave:
marx, miséria alemã, nova gazeta renanaResumo
a partir da análise da diferença das abordagens marxianas do Manifesto e da Nova Gazeta Renana, explicitaremos como que Marx vem a dar um destaque maior à democracia no periódico que dirige. Ele mostra como que a especificidade alemã, marcada pela reconciliação do velho com o novo, traz uma constituinte que poderia trazer possibilidades às lutas dos trabalhadores, mas que acaba por redundar na chancela da contrarrevolução.
Downloads
Referências
CHASIN, José. Marx: Estatuto Ontológico e Resolução Metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.
ENGELS, Friedrich. Nova gazeta renana. Trad. Lívia Cotrim. São Paulo: expressão popular, 2020,
HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2002.
LUKÁCS, György. Destruição da razão. Trad. Rainer Patriota. Alagoas: Instituto Lukács, 2020.
_______. O jovem Marx e outros escritos filosóficos. Trad. Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
MARX, Karl. As lutas de classe na França. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.
________. Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social” de Um Prussiano. Trad. Ivo Tonet. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
________. Nova gazeta renana. Trad. Lívia Cotrim. São Paulo: expressão popular, 2020.
________. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifest der Kommunistischen Partei. São Paulo: Metalibri, 2008.
_________. Ideologia alemã. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007
_________. Manifesto Comunista. Trad. Álvaro Pina e Ivana Jikings. São Paulo: Boitempo, 1998 b.
_________. O Manifesto Comunista. Trad. Maria Lucia Como. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998 a.
SARTORI, Vitor Bartoletti. Política, gênero humano e direitos humanos na formação do pensamento de Karl Marx. In: Direito e práxis, v. 11, n. 4. Rio de Janeiro: UERJ, 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vitor Bartoletti Sartori
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.