Karl Marx diante da miséria e da constituinte alemãs em 1848

Autores

  • Vitor Bartoletti Sartori Faculdade de Direito/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.35122

Palavras-chave:

marx, miséria alemã, nova gazeta renana

Resumo

a partir da análise da diferença das abordagens marxianas do Manifesto e da Nova Gazeta Renana, explicitaremos como que Marx vem a dar um destaque maior à democracia no periódico que dirige. Ele mostra como que a especificidade alemã, marcada pela reconciliação do velho com o novo, traz uma constituinte que poderia trazer possibilidades às lutas dos trabalhadores, mas que acaba por redundar na chancela da contrarrevolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Bartoletti Sartori, Faculdade de Direito/UFMG

Professor da faculdade de Direito da UFMG ligado ao departamento de Direito do trabalho e introdução ao Direito. Experiência na área de História, teoria da História, Filosofia, Filosofia política, Teoria e Filosofia do Direito, tendo como foco a relação entre os temas abordados em tais áreas para a conformação da historicidade moderna. No campo da filosofia do Direito, busca-se a crítica ontológica do fenômeno jurídico na sociedade civil-burguesa bem como os desdobramentos históricos de tal crítica, albergando um embate em que tanto a abordagem "interna" à filosofia do Direito quanto a abordagem "externa" a ela aparecem em destaque. No campo da filosofia, aborda-se, entre outros temas, a relação entre Heidegger e Lukács, confrontando-se duas noções de história e de política distintas e conformadas em duas ontologias que podem ser consideradas aquelas de maior repercussão no final do século XX e no começo do século XXI - de um lado, uma crítica ao sujeito, doutro a defesa de tal categoria, que marcou a filosofia moderna. Nesse ensejo, tem-se em conta ainda o confronto estabelecido entre o marxismo e as outras vertentes teóricas da atualidade, realizando pesquisas sobre a posição de Hannah Arendt acerca da história, da política e da revolução.

Referências

CHASIN, José. Marx: Estatuto Ontológico e Resolução Metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.

ENGELS, Friedrich. Nova gazeta renana. Trad. Lívia Cotrim. São Paulo: expressão popular, 2020,

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2002.

LUKÁCS, György. Destruição da razão. Trad. Rainer Patriota. Alagoas: Instituto Lukács, 2020.

_______. O jovem Marx e outros escritos filosóficos. Trad. Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

MARX, Karl. As lutas de classe na França. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

________. Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social” de Um Prussiano. Trad. Ivo Tonet. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

________. Nova gazeta renana. Trad. Lívia Cotrim. São Paulo: expressão popular, 2020.

________. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifest der Kommunistischen Partei. São Paulo: Metalibri, 2008.

_________. Ideologia alemã. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007

_________. Manifesto Comunista. Trad. Álvaro Pina e Ivana Jikings. São Paulo: Boitempo, 1998 b.

_________. O Manifesto Comunista. Trad. Maria Lucia Como. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998 a.

SARTORI, Vitor Bartoletti. Política, gênero humano e direitos humanos na formação do pensamento de Karl Marx. In: Direito e práxis, v. 11, n. 4. Rio de Janeiro: UERJ, 2020.

Publicado

2022-06-20