A vocação transcendente do artista: Intermedialidade em Murilo Mendes, Ismael Nery e Adalgisa Nery

Autores

  • Maria Laura Müller da Fonseca e Silva

Palavras-chave:

intertextualidade, memória, metamorfose, essencialismo

Resumo

O artigo busca mostrar como três artistas – Murilo Mendes, Ismael Nery e Adalgisa Nery – exploram de modo produtivo um processo de re-citação que joga com a memória e a metamorfose, recriando de modo produtivo a tradição cultural ocidental e desvelando uma teia dialógica segundo um duplo eixo, o da figuração e o do Essencialismo. Para tanto, o texto está calcado no fenômeno da intermedialidade ao relacionar literatura (poesia e ficção) e pintura, partindo de um número resumido de exemplos que poderia ser facilmente alargado.

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Biografia do Autor

Maria Laura Müller da Fonseca e Silva

Doutoranda em Estudos Literários pela UFJF, possui Mestrado em Teoria da Literatura (UFJF/2004), Pósgraduação em Teoria da Literatura (UFJF/2001) e Graduação em Letras (UFJF/2000). Tem experiência docente no Ensino Superior e no Ensino Médio e desenvolve pesquisas sobre referências intertextuais na obra do poeta Murilo Mendes, com ênfase em Literatura Comparada.

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Publicado

2015-06-21