Mundos globais, mundos em fragmentos

Autores/as

  • Ana Luiza de França Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília- IFB/ Universidad del Desarrollo- UDD, Chile https://orcid.org/0000-0001-6962-7408
  • Andrea Smorti Università di Firenze

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2025.v29.49197

Palabras clave:

psicologia cultural, língua italiana, globalização, tradução

Resumen

O presente ensaio trata-se da introdução ao livro A Psicologia Cultural: processos de desenvolvimento e compreensão social de Andrea Smorti, pesquisador e professor no departamento de formação, língua, intercultura, literatura e psicologia da Universidade de Florença, Itália. A tradução dessa parte da obra como texto independente tem o intuito de apresentar ao público brasileiro a teoria da psicologia cultural sob a perspectiva da língua italiana. Esse objetivo está fundamentado na presença predominante de trabalhos da psicologia cultural publicados em língua inglesa, fato que ocasiona a prevalência de uma perspectiva euro-americana na interpretação da referida teoria. Desse modo, essa tradução vem trazer diversidade à psicologia cultural com o intuito de familiarizar o público brasileiro com uma perspectiva latina. A atualidade do tema da globalização coloca luz sob os fenômenos migratórios, o giro linguístico em psicologia e a diversidade cultural como temas centrais sob os quais se debruça a psicologia cultural. Assim, a psicologia cultural vem trazer contribuições significativas para o campo das ciências humanas em um diálogo interdisciplinar com a história, o direito, a literatura e a ciência do desenvolvimento, princípio em que se assenta essa perspectiva teórica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Smorti, Università di Firenze

Andrea Smorti possui mestrado em Filosofia (Universidade de Florença), especialização em Psicologia Escolar (Universidade de Siena) e em Psicologia do Esporte (Universidade de Roma). Foi diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Florença e atualmente é Professor Honorário Titular da Faculdade de Psicologia da Universidade de Florença. Nas últimas três décadas, sob a perspectiva da Psicologia Cultural, tem estudado o problema da narrativa autobiográfica em diferentes contextos pessoais e sociais, com especial atenção às experiências dolorosas e de doença.

Citas

CUISENIR, Jean. Etnologia dell’Europa. Milano, Italia: Il Saggiatore, 1990.

DINER, Dan. Raccontare il Novecento: uma storia politica. Milano, Italia: Garzanti, 1999.

FALLACI, Oriana. La rabia e l‘orgoglio. Milano, Italia: RCS Libri, 2001.

GEERTZ, Clifford. Mondo globale, mondi locale. Bologna, Italia: Il Mulino, 1995.

LYOTARD, Jean-François. La condizione postmoderna. Milano, Italia: Feltrinelli, 1979.

MANTOVANI, Giuseppe. L’elefante invisibile. Firenze, Italia: Giunti, 1998.

MAZZARA, Bruno. Appartenenza e pregiudizio. Roma, Italia: Crocci, 1996.

VERNON, Philip. Antropologia culturale dell’intelligenza. Firenze, Italia: La Nuova Italia, 1969.

ZUCCHERMAGLIO, Cristina. Psicologia culturale dei gruppi. Roma, Italia: Carocci, 2002.

Publicado

2025-12-27