A palavra cantada e a dissonância em Ainulindalë: o conflito dialógico para a criação do mundo mitológico de Tolkien

Autores/as

  • Raphael Soares Sales Universidade Federal de Lavras
  • Marco Antonio Villarta-Neder
  • Fábio Luiz de Castro Dias Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2023.v27.41018

Resumen

Este artigo se propõe analisar a tensa luta dialógica (BAKHTIN, 2017 [1970-1971]) que é formada entre as principais personagens no primeiro momento do capítulo chamado Ainulindalë, de O Silmarillion (2019), obra de John Ronald Reuel Tolkien [1892-1973]. Buscamos fazê-lo através da mobilização do conceito de enunciado tal qual proposto por Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1930]) e por Bakhtin (2011 [1952-1953]; 2017 [1970-1971]). Como resultado, temos que a ideia de tensa luta dialógica que preconizamos, sintetizada no conceito supramencionado, caracteriza a relação entre aquelas personagens, sendo concretamente realizada por meio dos seus enunciados responsivos, e é, conjuntamente, a marca do conflito propulsor do desenvolvimento de todo o universo mitológico do escritor inglês, bem como o indicativo de como a arte reflete e refrata (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]) a vida ao ter o conflito dialógico característico da comunicação discursiva como o centro de constituição de um ponto substancialmente importante do texto literário em questão: a relação tensamente dialógica entre as personagens. Com este trabalho, esperamos esclarecer um ponto importante referente à obra de Tolkien e abrir uma via dialógica para que futuros outros trabalhos responsivos possam analisá-la segundo o princípio do dialogismo que caracteriza a reflexão de Bakhtin e de Volóchinov.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphael Soares Sales, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Administração e em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membro pesquisador do Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin (GEDISC-UFLA).

Marco Antonio Villarta-Neder

Professor Associado do Departamento de Estudos da Linguagem da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DEL-FAELCH-UFLA). Líder do Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin (GEDISC-UFLA). Sua pesquisa está voltada aos seguintes temas: discurso, sentido, silêncio, Círculo de Bakhtin, linguagens não-verbais, linguística, cinema, audiovisual, contextos multissemióticos, realidade aumentada, realidade virtual, leitura, produção escrita, metodologias ativas e formação de professores, com publicações em diversos periódicos.

Publicado

2023-10-31