CORPO E CONHECIMENTO: PROPOSTAS PARA UM ENCONTRO

Autores/as

  • Giuliana Cerchiari de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2020.v24.33064

Resumen

O artigo discute a prática de jogos teatrais como ampliadores da consciência corporal-vocal e a transformação na qualidade da presença de estudantes em sala de aula, articulando o conceito de "estudante-zumbi" (PUJADE-RENAUD, 1983). Para tanto, é feita a análise do curso aplicado no 1º semestre de 2019 na disciplina Francês 3 da FFLCH/USP ministrada pela profa. Dra. Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia, do processo de montagem do espetáculo "L'été de nouveau" de Laurent Van Wetter e de sua apresentação de estreia.

Palavras-chave: FLE. Consciência corporal. Ensino-aprendizagem. Teatro. Experiência. Jogos teatrais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giuliana Cerchiari de Andrade

Graduanda em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) com dupla habilitação em Português-Francês e atriz profissional, contempla em sua pesquisa a investigação da importância da noção corporal no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. No ano de 2019 participou do XXII Congrès Brésilien de Professeurs de Français em Brasília onde fez apresentação do pôster intitulado “Parcours d’apprentissage sur la scène théâtrale: du corps individuel à l’expressivité collective” e estreou o espetáculo “L’été de nouveau”.

Publicado

2020-12-21

Número

Sección

Estéticas da vida acadêmica