OS CAMINHOS DA LITERATURA INFANTIL ESCRITA POR MULHERES

Autores

  • Fernanda Roberta Rodrigues Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thales Nascimento Buzan Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2019.v23.29203

Resumo

Este artigo tem como finalidade abordar questões relacionadas à autoria feminina na Literatura Infantil, como a trajetória histórica dessa escrita, a abertura para debates, a desconstrução de estereótipos, a escrita feminina infantil do século XIX e a literatura infantil escrita por mulheres negras. Buscamos abordar, nesse contexto, a representação social da mulher e os caminhos para a escrita infantil junto com uma bagagem ideológica que proporcionou uma grande mudança desse campo literário.

Palavras-chave: Literatura Infantil. Autoria feminina. Gênero. Raça.

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Biografia do Autor

Fernanda Roberta Rodrigues Queiroz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Letras: Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Especialista em Neuropsicologia Clínica e Educacional pelo CES/JF. Graduada em Pedagogia pelo CES/JF, com habilitação em Supervisão Escolar e Administração Escolar. Professora da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

Thales Nascimento Buzan, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Letras: Inglês e Literaturas na UFJF e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela UFJF. Aprovado no Processo Seletivo 2020 do curso de Mestrado do PPG Linguística da UFJF.

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Publicado

2019-12-06