Mallarmé e IBM. Los inicios de la poesía digital en Brasil y Argentina

Autores/as

  • Claudia Kozak

Palabras clave:

poesia digital, intermedialidade, anos 60 e 70, literatura latino-americana

Resumen

O artigo centra-se em duas obras do início da poesia digital latino-americana: IBM de Omar Gancedo e Le tombau de Mallarmé de Erthos Albino de Souza. A análise de essas obras permite pôr em perspectiva histórica a intermedialidade na poesia digital latino americana. Argumenta-se que se pode estabelecer um diálogo entre as obras dos dois autores, e que isto permite dar consistência a ideia de certa especificidade do gênero em América latina em relação com sua politização, em este caso em particular a partir de uma tensão entre imaginários de modernização (ocidentais) e imaginários mais próprios dos povos originários da América do Sul.

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Biografía del autor/a

Claudia Kozak

Doctora en Letras (UBA), Investigadora Independiente CONICET/Instituto Gino Germani (UBA), con categoría I en el Programa de Incentivos a Docentes-Investigadores del Ministerio de Educación. Profesora Titular en la carrera de Comunicación y Adjunta en las Carreras de Letras de la Universidad de Buenos Aires;
Directora del Doctorado en Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Entre Ríos. Forma parte del Consejo Académico del Doctorado en Teoría Comparada de las Artes (UNTREF) y del Erasmus Mundus Masters “Crossways in Cultural Narratives”. Dicta cursos de posgrado en distintas universidades. Es integrante del grupo editor de la revista Artefacto. Pensamientos sobre la técnica; directora de Ludión. Exploratorio argentino de poéticas/políticas tecnológicas (<www.ludion.com.ar>) y coordinadora de la Red de Literatura Electrónica Latinoamericana (<http://litelat.net/>).

Publicado

2015-06-21