Intermidialidade e teoria clássica do cinema

Autores/as

  • Alfredo Suppia

Palabras clave:

cinema, teoria do cinema, história do cinema, intermidialidade

Resumen

Este artigo pretende revisitar alguns textos-chave da teoria clássica do cinema, com o objetivo de rever a controvertida clivagem entre as vertentes formalista e realista no pensamento cinematográfico. Nesse sentido, na esteira da tradição de paragone, esforços de aproximação do cinema em relação a outras artes (identificação) e de singularização da arte cinematográfica (essencialismo) se alternam, por vezes num mesmo autor, conotando características intermidiáticas no pensamento cinematográfico pioneiro e clássico que acenam com a desconstrução da clivagem entre formalismo e realismo. Riciotto Canudo emerge aqui como autor-chave para a revisão dessa bifurcação, já apontada como simplificadora e enviesada em algumas ocasiões, porém sub-repticiamente ainda muito difundida entre os estudos de cinema.

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Biografía del autor/a

Alfredo Suppia

Professor do Depto. de Cinema (DECINE) e da Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2015-06-21