Cantar a sobrevivência: O wayno como escrita performática e discurso testemunhal nos Andes Peruanos

Autores/as

  • Carla Dameane Pereira de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palabras clave:

sujeito andino, Wayno, testemunho, performance, conflito armado interno

Resumen

Neste artigo será realizada uma análise do wayno, um gênero musical andino, chamando atenção para as seguintes problemáticas: a) o wayno como um gênero musical andino que alcança a modalidade de um testemunho; b) o testemunho cantado como gênero capaz de chamar para si uma enunciação comunitária; c) o wayno associado a movimentos sociais e/ou de construção de relatos pós-traumáticos relacionados aos contextos que antecede e que sucede o Conflito Armado Interno, vivido no Peru entre 1980-2000.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Dameane Pereira de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Estudos Literários - Literaturas Modernas e Contemporâneas Professora do Magistério Superior no Departamento de Letras Românicas, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2016-06-12