Composições literárias: as pautas de “lygia fingers” e Galáxias

Autores/as

  • Pedro Alaim Martins Garcia Júnior
  • Evelina de Carvalho Sá Hoisel

Palabras clave:

música, trânsitos, polifonia, procedimentos, pós-tonal

Resumen

Este artigo movimenta a leitura de duas composições literárias, “lygia fingers”, de Augusto de Campos, e Galáxias, de Haroldo de Campos, utilizando-se de um diálogo com procedimentos de música pós-tonal. Na pauta desta leitura, ativam-se especialmente estratégias relacionadas ao dodecafonismo, de Arnold Schoenberg, e à polifonia atonal com vistas a realçar os intensos trânsitos intersemióticos encorpados mais enfaticamente a partir da segunda metade do século  XX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Alaim Martins Garcia Júnior

Graduado em Letras Vernáculas pela UFBA, mestre em Literatura e Cultura pela UFBA e doutorando em Literatura e Cultura pela UFBA. Exerceu o cargo de docente por tempo determinado vinculado ao DFEL do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia em 2014.

Evelina de Carvalho Sá Hoisel

Professora titular do ILUFBA (Universidade Federal da Bahia). Pesquisadora PQ-1D/CNPq. Presidente da Academia de Letras da Bahia (2015-). Entre os livros publicados, o mais recente foi a segunda edição de Supercaos: os estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas, publicada pela Editora UFMG, em 2014.

Publicado

2016-06-12