Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

A Ipotesi - Revista de Estudos Literários [ISSN 1982-0836; qualis B2] é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo é  divulgar produções de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras. Dedicada a contribuições na área de estudos literários, a revista publica artigos (dossiê temático e dossiê de tema livre), resenhas, traduções e criação literária. O material enviado é avaliado pelos Editores de número e por pelo menos dois pareceristas ad hoc (Avaliação Cega por Pares).

 

Trabalhos aceitos

IPOTESI- Revista de Estudos Literários aceita os seguintes tipos de trabalho:

  • Artigos e ensaios inéditos em português, inglês, francês, espanhol e italiano que tenham no mínimo 30 mil caracteres com espaço e no máximo 60 mil caracteres com espaço.
  • Resenhas de dissertações, teses e livros publicados nos últimos 3 anos que tenham no máximo 30 mil caracteres com espaço.
  • Entrevistas realizadas nos últimos 3 anos, de caráter inédito, com escritores, críticos, professores ou pesquisadores que tenham relação com a área de Estudos Literários, com a devida autorização do entrevistado (ou dos responsáveis legais) a ser anexada no ato da submissão. As entrevistas deverão ter no máximo 40 mil caracteres com espaço.
  • Traduções de textos ensaísticos e literários, com a devida autorização do autor e/ou editor a ser anexada no ato da submissão.
  • Apenas para convidados, a revista também publica textos de criação literária, como poemas, contos, crônicas, ficção e drama. 

 

Processo de submissão e dados do autor

1) A IPOTESI - Revista de Estudos Literários opera através do sistema Open Journal Systems  de submissão online. Sendo assim, o envio das contribuições  será feito exclusivamente através desta plataforma OJS. Para que possa submeter seus trabalhos à apreciação da revista, cada autor deverá se registrar, bastando, para isso, acessar o link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/login

Importante: 

  1. Solicitamos o preenchimento cuidadoso dos dados solicitados pela plataforma, pois serão estas as informações que acompanharão o trabalho caso seja aceito à publicação. É importante, nesse sentido, manter esses dados atualizados. 
  2. Em caso de mais de um autor, aquele que realiza a submissão é também responsável pelos metadados dos coautores que assinam o trabalho. Portanto, é necessário que os mesmos cuidados e atenções sobre as informações profissionais sejam também tomados pelos demais coautores ao se cadastrarem na plataforma de submissão.  

 

2) Cada texto deve ser submetido no formato de um arquivo Microsoft Word (.docx) ou OpenOffice (.odt), contento título, texto, referências e anexos/apêndices (se houver). Não insira nenhuma identificação de autoria no seu texto (abrir, também, as Propriedades do arquivo e retirar os dados pessoais). 

 

3) É possível que ocorram sugestões ao autor de modificações de estrutura ou conteúdo, sendo os trabalhos devolvidos para as modificações. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor, o qual tem a inteira responsabilidade pelo material enviado.

 

4) A publicação dos trabalhos será feita sob as seguintes condições: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final da Equipe Editorial e dos Editores do Dossiê. Caso não ocorra o envio do texto modificado pelo(s) autor(es) quando solicitado e dentro do prazo, a submissão será rejeitada.

 

Templates 

Para formatar seu arquivo conforme as normas da revista, basta baixar o respectivo template (artigo, resenha, entrevista, tradução, criação literária) e seguir as indicações do arquivo. As normas específicas para artigo também estão disponíveis abaixo. Os templates podem ser acessados em: https://drive.google.com/drive/folders/12IViPSr-RNwauK0akAme4DTzjH7Qx9-3?usp=sharing 

Observação: só serão aceitos arquivos de acordo com as normas e diagramação dos templates. Sugerimos baixar o documento e escrever seu trabalho diretamente no template.

 

Formato e referências 

Artigos, resenhas, entrevistas, traduções e escrita criativa devem seguir as normas dos respectivos templates disponibilizados acima.

 

No caso de artigos, disponibilizamos, além do template, um resumo das normas:

 

1) Elementos pré-textuais:

  1. Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Cambria, corpo 12. Somente primeira letra em maiúscula em ambos.
  2. Resumo: três linhas simples abaixo do título do artigo. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de 100 a 250 palavras. Fonte: Cambria, corpo 10, para todo o resumo.
  3. Palavras-chave: em número de 03 a 05, uma linha simples abaixo do resumo. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Cambria, corpo 10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa.  Separá-las por ponto.
  4. Observação: o título, o resumo e as palavras-chave devem vir em três idiomas: em português, na língua em que foi escrito o trabalho e em inglês - nesta ordem. Caso o artigo tenha sido escrito em inglês ou português, não há necessidade de uma terceira língua, ficando o título, resumo e palavras-chave restritos a estes dois idiomas. Em caso de dúvida, consulte os templates disponibilizados acima.

 

2) Elementos textuais:

  1. Títulos e subtítulos das seções, se expressos em palavras, sem numeração arábica, inclusive Introdução, Conclusão, Referências e Elementos pós-textuais, devem vir sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra. Se expressos somente em números,  colocar o número seguindo as mesmas regras anteriores, mas sem pontuação.
  2. Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Cambria corpo 12. Quando iguais ou maiores do que 4 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto. Fonte: Cambria, corpo 10, em espaço simples, com recuo de 4 cm à esquerda.  Todas as referências das citações ou menções a outros textos deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. 
  3. Colocar nas Referências somente as obras citadas.
  4. Notas de rodapé: devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Fonte: Cambria, corpo 10. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas. 
  5. Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente. 
  6. Todo o texto deve ter alinhamento justificado. As margens devem ser: superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm. 

 

3) Elementos pós-textuais:

  1. Referências: seguir normas para referências do Manual de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da UFJF (páginas 49-53). O documento está disponível em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/wp-content/uploads/sites/56/2023/08/Manual-de-normaliza%C3%A7%C3%A3o-24.08.23.pdf. Além disso, disponibilizamos abaixo e também no template uma lista de exemplos mais comuns:
    • Livro: BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
    • Capítulo de livro: SANTOS, F. R. A colonização da terra dos Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá. Macapá: Valcan, 1994, p. 15-24.
    • Artigo: DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, nov. 2011.
    • Tese: AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Univers idade de São Paulo, São Paulo, 2009.
  2. Data: após as referências, incluir a data de envio do artigo para publicação no formato (dd/mm/aaaa).

 

 

 

 

Conselho Editorial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.