Intermidialidade e narrativas transmídia: Por que só assistir, quando você pode participar?

Authors

  • Bárbara Emanuel
  • Camila Souza Rodrigues
  • Marcos Martins

Keywords:

intermidialidade, narrativa transmídia, conteúdo cross-media, televisão, internet

Abstract

Este artigo explora o conceito de narrativa transmídia — um processo no qual a narrativa desenvolve-se sistematicamente através de múltiplas plataformas —, a fim de criar uma experiência unificada e coordenada de entretenimento. A análise da conexão entre conteúdo na internet e na televisão examina dois casos: a série americana “Dawson’s Creek” (1998-2003) e a novela brasileira “Geração Brasil” (2014), que representam respectivamente os primeiros anos da revolução digital e a atual era da computação ubíqua.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bárbara Emanuel

Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Alemanha), graduada em Design pela Esdi/UERJ e graduada em Comunicação Social pela ECo/UFRJ. Atualmente, é doutoranda no programa de pós-graduação em Design ESDI/UERJ, pesquisando o campo da retórica visual e interação. É professora de “Comunicação Visual na Sala de Aula” para professores da rede pública de ensino na especialização lato sensu em ensino da Fundação Cecierj/IBqM/UFRJ, e no curso de graduação em design digital do Instituto Infnet.

Camila Souza Rodrigues

Graduada em Design Gráfico e em Comunicação Social, ambas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio). Atualmente, é mestranda no programa de pós-graduação em Design ESDI/UERJ, pesquisando sobre autoria no design e identidade dos designers. Trabalha como empreendedora há cinco anos e é sócia do estúdio LabLab Design há três, trabalhando em projetos gráficos e editoriais.

Marcos Martins

Integra, desde 2010, o corpo docente da Esdi. De 1984 a 1989, trabalhou, como curador e designer de exposição, em instituições culturais como Museu Nacional de Belas Artes, Paço Imperial e Funarte. Recebeu uma bolsa CAPES/Fullbright (1987-1988) para pesquisa no Boston Museum of Fine Arts. Mestre em Computer Art pela School of Visual Arts (EUA) e doutor em Comunicação pela UFRJ. Coeditou o livro “Dispositivo Fotografia e Contemporaneidade”. Apresentou o artigo “Prototyping in a Learning Environment” na 16th International Conference on Human-Computer Interaction (2014).

Published

2015-06-21