A palavra cantada e a dissonância em Ainulindalë: o conflito dialógico para a criação do mundo mitológico de Tolkien
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-0836.2023.v27.41018Resumo
Este artigo se propõe analisar a tensa luta dialógica (BAKHTIN, 2017 [1970-1971]) que é formada entre as principais personagens no primeiro momento do capítulo chamado Ainulindalë, de O Silmarillion (2019), obra de John Ronald Reuel Tolkien [1892-1973]. Buscamos fazê-lo através da mobilização do conceito de enunciado tal qual proposto por Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1930]) e por Bakhtin (2011 [1952-1953]; 2017 [1970-1971]). Como resultado, temos que a ideia de tensa luta dialógica que preconizamos, sintetizada no conceito supramencionado, caracteriza a relação entre aquelas personagens, sendo concretamente realizada por meio dos seus enunciados responsivos, e é, conjuntamente, a marca do conflito propulsor do desenvolvimento de todo o universo mitológico do escritor inglês, bem como o indicativo de como a arte reflete e refrata (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]) a vida ao ter o conflito dialógico característico da comunicação discursiva como o centro de constituição de um ponto substancialmente importante do texto literário em questão: a relação tensamente dialógica entre as personagens. Com este trabalho, esperamos esclarecer um ponto importante referente à obra de Tolkien e abrir uma via dialógica para que futuros outros trabalhos responsivos possam analisá-la segundo o princípio do dialogismo que caracteriza a reflexão de Bakhtin e de Volóchinov.