Sobre Hobbits e a Grande Guerra. A Jornada do Herói Comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2023.v27.40729

Resumo

O presente artigo parte do conceito de criação de um novo mundo fantástico na alta fantasia e da ideia de jornada do herói para estudar como a personagem Bilbo Bolseiro – protagonista do romance O hobbit, de J.R.R. Tolkien – é apresentado aos leitores como uma figura comum em um universo mágico, e como se desenvolve sua própria aventura “lá e de volta outra vez”, em uma jornada que não é a de um grande guerreiro ou mago, mas sim – a exemplo dos incontáveis soldados enviados para a I Guerra Mundial, inclusive o próprio Tolkien – a jornada de um herói comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Fantoni Rodrigues Alves, PUC-SP

Doutor em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Autor dos livros Siamo Qui!, e De Homero e Ruth Rocha, além de diversos artigos, dentre os quais destaca “As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis: Um Conto de Fadas moderno?”, “Memórias da I Guerra Mundial em Erich Maria Remarque e Ernest Hemingway”, e “O conceito de experiência, de Giorgio Agamben e Walter Benjamin, em Os doze trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato. É pesquisador de Literatura (Juvenil, Comparada e Fantástica), Ficção Histórica, e História em Quadrinhos.

Maria Victória Ruela de Seixas, PUC-SP

Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; mestranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e orientanda da professora doutora Diana Navas; membro do Grupo de Pesquisa de Literatura Juvenil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e pesquisadora de literatura de língua inglesa e do gênero literário de fantasia.

Downloads

Publicado

2023-10-31