O desafio da edição anotada: as crônicas de Corina Coaraci publicadas na Illustração do Brazil

Autores

  • Eliane Vasconcellos Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Moema Mendes Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema https://orcid.org/0000-0002-4504-407X

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2022.v26.38961

Resumo

Corina Coaraci (Estados Unidos, 18/4/1859 – 23/3/1892) jornalista, filha da americana Mary Frances Lawe e do jornalista brasileiro Carlos Francisco Alberto de Vivaldi. Colaborou em periódicos, como: Illustração Brazil, South American Mail, Illustração Popular, Folha Nova, Gazetinha, The New York Herald, Cidade do Rio, Correio do Povo, O Paiz. Elegemos como corpus para as reflexões que constituem este artigo, os textos da revista Illustração do Brazil publicadas no período de 1877 a 1880, com o objetivo de divulgar a produção da escritora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Vasconcellos, Fundação Casa de Rui Barbosa

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. Pós-doutora pelo Institut de Textes et Manuscrutis Modernes (ITEM), Paris - França. Especialista em acervos literários, tendo organizado e publicado os inventários dos arquivos de Clarice Lispector, Pedro Nava, Vinícius de Morais, entre outros.

Moema Mendes, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Conselho do Museu de Arte Murilo Mendes (UFJF). Pós-doutora em "Memória e Acervos Literários" pela Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema. Editora da Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde - (RBCMS).

Downloads

Publicado

2022-09-15