ESQUECER E LEMBRAR – DÁDIVA E MALDIÇÃO EM FAZES-ME FALTA, DE INÊS PEDROSA

Autores

  • Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes
  • Eliade Rose Menezes Ramos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2020.v24.33058

Resumo

Este artigo visa analisar os temas da memória e do esquecimento no romance Fazes-me falta (2010), de Inês Pedrosa, a fim de apreender os caminhos metafóricos, filosóficos, políticos e culturais presentes na construção desses elementos que, aparentemente opostos no senso comum, tornam-se complementares no jogo dos afetos que é tecido pela narrativa da autora portuguesa. Para efetivação do trabalho, são fundamentais os diálogos com Sponville (1999), Bergson (1999) e Ricouer (2007).

Palavras-chave: Literatura contemporânea. Inês Pedrosa. Amor-amizade. Memória. Esquecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes

Professora titular de Literatura Portuguesa, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PROGEL). Doutora em Estudos Literários pela UFMG e Mestre em Literatura pela UFBA. É escritora ficcionista com 07 livros publicados, entre eles o romance Primavera nos ossos (premiado pelo Programa Petrobras Cultural, em 2010), Chuva secreta (contos, 2013) e Não se vai sozinho ao paraíso (romance, 2016).

Eliade Rose Menezes Ramos de Oliveira

Professora de Língua Portuguesa e Literatura; graduada em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PROGEL), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde é integrante do grupo de pesquisa Pretérito Perfeito: uma coreografia verbal do amor na contemporaneidade, coordenado pela profª Drª Alessandra Leila B.G. Fernandes.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Estéticas da vida acadêmica