Debates sobre tudo e nada ou “justaposição indefinida”: sintomas do desespero das ciências humanas? / Entrevista com Hans UlrichGumbrecht

Autores

  • Fernanda Pires Alvarenga Fernandes
  • Ligia Gonçalves Diniz

Palavras-chave:

produção de presença, mídia, presente amplo, contemporaneidade

Resumo

Entrevista com Hans Ulrich Gumbrecht, professor na Universidade de Stanford, na Califórnia, em que o teórico discute as relações entre mídias como tema que tangencia sua pesquisa desde a investigação do campo não hermenêutico e da materialidade da comunicação até o momento que define como “presente amplo”, com as diferentes temporalidades vividas no presente e os modos de observá-las, assim como o lugar que a literatura e as artes ocupam na cultura contemporânea, a partir de conceitos como ‘presença’ e ‘corpo místico’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pires Alvarenga Fernandes

Professora na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Letras/Estudos Literários pela UFJF, com estágio financiado pela CAPES/PDSE na Stanford University, no período em que esta entrevista foi concedida.

Ligia Gonçalves Diniz

Doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), onde pesquisa os modos de aproximação entre estudantes de ensino médio e a leitura literária, assim como os discursos e teorias sobre literatura e artes que circulam no contexto escolar. Bolsista Capes/PDSE com período “sanduíche” na Stanford University, Califórnia (EUA), onde foi realizada a entrevista.

Downloads

Publicado

2015-06-21