Intermidialidade e narrativas transmídia: Por que só assistir, quando você pode participar?

Autores

  • Bárbara Emanuel
  • Camila Souza Rodrigues
  • Marcos Martins

Palavras-chave:

intermidialidade, narrativa transmídia, conteúdo cross-media, televisão, internet

Resumo

Este artigo explora o conceito de narrativa transmídia — um processo no qual a narrativa desenvolve-se sistematicamente através de múltiplas plataformas —, a fim de criar uma experiência unificada e coordenada de entretenimento. A análise da conexão entre conteúdo na internet e na televisão examina dois casos: a série americana “Dawson’s Creek” (1998-2003) e a novela brasileira “Geração Brasil” (2014), que representam respectivamente os primeiros anos da revolução digital e a atual era da computação ubíqua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Emanuel

Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Alemanha), graduada em Design pela Esdi/UERJ e graduada em Comunicação Social pela ECo/UFRJ. Atualmente, é doutoranda no programa de pós-graduação em Design ESDI/UERJ, pesquisando o campo da retórica visual e interação. É professora de “Comunicação Visual na Sala de Aula” para professores da rede pública de ensino na especialização lato sensu em ensino da Fundação Cecierj/IBqM/UFRJ, e no curso de graduação em design digital do Instituto Infnet.

Camila Souza Rodrigues

Graduada em Design Gráfico e em Comunicação Social, ambas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio). Atualmente, é mestranda no programa de pós-graduação em Design ESDI/UERJ, pesquisando sobre autoria no design e identidade dos designers. Trabalha como empreendedora há cinco anos e é sócia do estúdio LabLab Design há três, trabalhando em projetos gráficos e editoriais.

Marcos Martins

Integra, desde 2010, o corpo docente da Esdi. De 1984 a 1989, trabalhou, como curador e designer de exposição, em instituições culturais como Museu Nacional de Belas Artes, Paço Imperial e Funarte. Recebeu uma bolsa CAPES/Fullbright (1987-1988) para pesquisa no Boston Museum of Fine Arts. Mestre em Computer Art pela School of Visual Arts (EUA) e doutor em Comunicação pela UFRJ. Coeditou o livro “Dispositivo Fotografia e Contemporaneidade”. Apresentou o artigo “Prototyping in a Learning Environment” na 16th International Conference on Human-Computer Interaction (2014).

Downloads

Publicado

2015-06-21