La vuelta al libro en ochenta cartas: Cortázar, Orfila Reynal y los meandros editoriales de la composición literaria

Autores

  • Gustavo Sorá

Palavras-chave:

Julio Cortázar, Arnaldo Orfila Reynal, a volta ao dia em oitenta mundos, edição e literatura, cultura escrita

Resumo

Longe de apenas corresponder à genialidade do criador, a composição literária é um fato social que tem na edicão uma mediação inevitável. O escopo da intervenção do editor varia em função de múltiplos fatores: recursos financeiros, renome do autor, a distância social entre editor e escritor, cálculos de mercado e pretensões de legitimação simbólica. Embora isso possa ser apreendido em modelos, ao nível da experiência e de casos de livros singulares a relação entre editor e escritor abre-se a dimensões insuspeitadas. Sob estas coordenadas, neste artigo eu exploro a singularidade da relação entre Julio Cortázar e Arnaldo Orfila Reynal, diretor de Siglo XXI, editora de La vuelta al día en ochenta mundos e de Último Round. Nas “marcas d’água” da extensa epístola produzida na realização do primeiro desses títulos, analiso a cozinha da composição literária e editorial, o papel da linguagem da amizade, as éticas profissionais, as redes de relações e de decisões mobilizadas e que orientaram as formas finais adquiridas tanto pelo texto como pelo impresso. Busco assim mostrar como a unidade entre essas duas categorias (texto e livro) torna-se elementar para a compreensão histórica, social e também estética de uma obra significativa do renomado autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Sorá

Investigador del CONICET en el Instituto de Antropología de Córdoba. Profesor Titular en el Departamento de Antropología de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Dedico este texto a Amelia.

Downloads

Publicado

2013-12-13