Ensino de “saúde e espiritualidade” na graduação em medicina e outros cursos da área de saúde

Aplicações práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.25928

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, Educação Médica, Espiritualidade

Resumo

Introdução: Paralelamente ao avanço da interface “Saúde e espiritualidade” (E/R) no campo de pesquisa, há um crescimento no ensino dessa temática em universidades brasileiras e internacionais. Objetivo: O objetivo desse estudo é fornecer um panorama do ensino de temas relacionados a “saúde e espiritualidade” na graduação em saúde no mundo, com particular enfoque na educação médica brasileira. Material e Métodos: Revisão narrativa baseada na busca em bases de dados nacionais e internacionais, assim como na experiência dos autores. Resultados: Nas últimas décadas houve um crescimento importante na área de ensino em E/R, com um nítido predomínio de países de língua inglesa. Países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido apresentam-se com destaque tanto em pesquisa como no ensino da temática, sendo que as diretrizes seguidas mundialmente partem predominantemente do continente norte-americano. No Brasil, encontramos estudos que abordam a temática na educação médica Brasileira, com um predomínio marcante de estudos transversais abordando professores e estudantes de medicina. A maioria das escolas brasileiras ainda não possui uma inserção consistente da temática na grade curricular, apesar de um levantamento recente mostrar a existência de quarenta e cinco ligas acadêmicas de saúde e espiritualidade pelo Brasil. Conclusão: O tripé acadêmico de pesquisa, ensino e extensão é de vital importância para a produção e disseminação de novos conhecimentos. Na área de E/R não é diferente, com a literatura nacional e internacional mostrando não apenas um crescimento do interesse, mas também do número de escolas médicas que estão inserindo a temática nas bancadas de graduação. Importante para o futuro que o ensino não seja focado apenas no conteúdo teórico, mas que sejam formados profissionais capacitados para lidar com as questões E/R na prática clínica diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Lamas Granero Lucchetti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Cínica Médica

Giancarlo Lucchetti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Clinica Médica

Referências

ASSOCIATION, A. P. Society for the psychology of religion and spirituality: division 36. United States. 2019. Disponível em: <https://www.apadivisions.org/division-36>. Acesso em: 26 mar. 2019.

ASSOCIATION, W. P. Position statement on spirituality and religion in psychiatry. April 2016. Disponível em: <https://www.wpanet.org/uploads/Public_Education/WPA_position_statement.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2019.

BANIN, L. B. et al. Spirituality: do teachers and students hold the same opinion? The clinical teacher, v. 10, n. 1, p. 3-8, feb. 2013.

BORGES, D. C. et al. Health, spirituality, and religiosity: medical students' views. Revista brasileira de clínica médica, v. 11, n. 1, p. 6-11, 2013.

BROKAW, J. J. et al. The teaching of complementary and alternative medicine in U.S. medical schools: a survey of course directors. Academic medicine, v. 77, n. 9, p. 876-881, Sep 2002.

CALDEIRA, S. et al. Spirituality in the undergraduate curricula of nursing schools in Portugal and São Paulo-Brazil. Religions, v. 7, n. 11, p. 1-9, 2016.

CAVALHEIRO, C. M. F.; FALCKE, D. Espiritualidade na formação acadêmica em psicologia no Rio Grande do Sul. Estudos de psicologia, v. 31, n. 1, p. 35-44, 2014.

CHAVES, E. D. C. L. et al. Ansiedade e espiritualidade em estudantes universitários: um estudo transversal. Revista brasileira de enfermagem, v. 68, n. 3, p. 504-509, 2015.

COLLEGES, A. O. A. M. Report III: contemporary issues in medicine: communucation in medicine. p. 34. 1999.

CORDERO, R. D. et al. Opinions and attitudes on the relationship between spirituality, religiosity and health: a comparison between nursing students from Brazil and Portugal. Journal of clinical nursing, v. 27, n. 13-14, p. 2804-2813, jul. 2018.

COSTA, W.; NOGUEIRA, C.; FREIRE, T. The lack of teaching/study of religiosity/spirituality in psychology degree courses in Brazil: the need for reflection. Journal of religion and health, v. 49, n. 3, p. 322-32, sep. 2010.

CULATTO, A.; SUMMERTON, C. B. Spirituality and health education: a national survey of academic leaders UK. Journal of religion and health, v. 54, n. 6, p. 2269-75, dec. 2015.

DAMIANO, R. F. et al. Brazilian scientific articles on spirituality, religion and health. Archives of clinical psychiatry, v. 43, n. 1, p. 11-16, 2016.

DAMIANO, R. F. et al. Empathy is associated with meaning of life and mental health treatment but not religiosity among brazilian medical students. Journal of religion and health, v. 56, n. 3, p. 1003-1017, Jun 2017.

ESPINHA, D. C. M. et al. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre saúde, espiritualidade e religiosidade. Revista gaúcha de enfermagem, v. 34, p. 98-106, 2013.

FONSECA, M. S. M. et al. Espiritualidade e estudantes de medicina: contribuições para o ensino médico. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 55-58, 2014-06-26 2014.

FORTIN, A. H.; BARNETT, K. G. Medical school curricula in spirituality and medicine. Jama, v. 291, n. 23, p. 2883, jun. 2004.

GAZZAZ, Z. J. et al. Perceived stress, reasons for and sources of stress among medical students at Rabigh Medical College, King Abdulaziz University, Jeddah, Saudi Arabia. BMC medical education, v. 18, n. 1, p. 29, feb. 2018.

GHOSH, A. K. The role of religion/spirituality in the medical curriculum. Minnesota medical, v. 86, n. 2, p. 5, feb. 2003.

GONCALVES, J. R. L. et al. Religiousness is associated with lower levels of anxiety, but not depression, in medical and nursing students. Revista da Associação Médica Brasileira (1992), v. 64, n. 6, p. 537-542, jun. 2018.

GONCALVES, L. M. et al. Learning from listening: helping healthcare students to understand spiritual assessment in clinical practice. Journal of religion and health, v. 55, n. 3, p. 986-999, jun. 2016.

GROUP, W. S. A cross-cultural study of spirituality, religion, and personal beliefs as components of quality of life. Social science & medicine, v. 62, n. 6, p. 1486-97, mar. 2006.

INTERNACIONAL, N. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020. 11a. Porto Alegre: Artmed, 2018.

KOENIG, H. G. Religion, spirituality, and health: the research and clinical implications. ISRN psychiatry, v. 2012, p. 278730, 2012.

______. Espiritualidade no cuidado com o paciente. 3. ed. São Paulo: editora, 2013.

______. Religion, spirituality, and health: a review and update. Advances in mind-body medicine, v. 29, n. 3, p. 19-26, 2015.

KOENIG, H. G. et al. Spirituality in medical school curricula: findings from a national survey. International journal of psychiatry in medicine, v. 40, n. 4, p. 391-8, 2010.

LAMBIE, D. et al. How spirituality is understood and taught in New Zealand medical schools. Palliat support care, v. 13, n. 1, p. 53-58, feb. 2015.

LEMMER, C. Teaching the spiritual dimension of nursing care: a survey of U.S. baccalaureate nursing programs. Journal of nursing education, v. 41, n. 11, p. 482-490, nov. 2002.

LUCCHETTI, G. et al. Spirituality in medical education: new initiatives in Brazil. The clinical teacher, v. 8, n. 3, p. 213, sep. 2011.

LUCCHETTI, G. et al. Medical students, spirituality and religiosity--results from the multicenter study SBRAME. BMC medical education, v. 13, p. 162, dec. 2013.

LUCCHETTI, G.; GRANERO, A. Integration of spirituality courses in Brazilian medical schools. Medical Education, v. 44, n. 5, p. 527, may. 2010.

LUCCHETTI, G.; LUCCHETTI, A. L. Spirituality, religion, and health: over the last 15 years of field research (1999-2013). International journal of psychiatry in medicine, v. 48, n. 3, p. 199-215, 2014.

LUCCHETTI, G. et al. Spirituality and health in the curricula of medical schools in Brazil. BMC medical education, v. 12, p. 78, aug. 2012.

LUCCHETTI, G.; LUCCHETTI, A. L.; PUCHALSKI, C. M. Spirituality in medical education: global reality? Journal of religion and health, v. 51, n. 1, p. 3-19, mar. 2012.

MARIOTTI, L. G. et al. Spirituality and medicine: views and opinions of teachers in a Brazilian medical school. Medical Teacher, v. 33, n. 4, p. 339-40, 2011.

MATHESON, K. M. et al. Experiences of psychological distress and sources of stress and support during medical training: a survey of medical students. Academic psychiatry, v. 40, n. 1, p. 63-8, feb. 2016.

MCCLAIN, E. K. et al. Spirituality and medicine: prevalence of spirituality-in-medicine instruction at osteopathic medical schools. The journal of the American Osteopaththic Association, v. 108, n. 4, p. 197-202, apr. 2008.

MCGOVERN, T. F. et al. A descriptive study of a spirituality curriculum for general psychiatry residents. Academic psychiatry, v. 41, n. 4, p. 471-476, aug. 2017.

NEELY, D.; MINFORD, E. J. Current status of teaching on spirituality in UK medical schools. Medical Education, v. 42, n. 2, p. 176-82, feb. 2008.

OSÓRIO, I. H. S. et al. Effect of an educational intervention in “spirituality and health” on knowledge, attitudes, and skills of students in health-related areas: a controlled randomized trial. Medical teacher, v. 39, n. 10, p. 1057-1064, 2017.

PETTUS, M. C. Implementing a medicine-spirituality curriculum in a community-based internal medicine residency program. Academic medicine, v. 77, n. 7, p. 745, jul. 2002.

PILLON, S. C. et al. Uso de álcool e espiritualidade entre estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 1, p. 100-107, 2011.

PITTS, J. Spirituality in the physical therapy curriculum: effects on the older adult. Topics in Geriatric Rehabilitation, v. 24, n. 4, 2008.

PUCHALSKI, C. M. et al. Spirituality and health: the development of a field. Academic medicine, v. 89, n. 1, p. 10-16, jan 2014.

PUCHALSKI, C. M.; LARSON, D. B. Developing curricula in spirituality and medicine. Academic medicine, v. 73, n. 9, p. 970-974, Sep 1998.

SHAH, M. et al. Perceived stress, sources and severity of stress among medical undergraduates in a Pakistani Medical School. BMC Medical Education, v. 10, n. 1, p. 2, jan. 2010.

TOMASSO, C. D. S.; BELTRAME, I. L.; LUCCHETTI, G. Knowledge and attitudes of nursing professors and students concerning the interface between spirituality, religiosity and health. Revista latino-americana de enfermagem, v. 19, n. 5, p. 1205-1213, 2011.

TORRES, A. R. et al. Ligas acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface: comunicação, saúde, educação, v. 12, p. 713-720, 2008.

ZANETTI, G. C. et al. Percepção de acadêmicos de medicina e de outras áreas da saúde e humanas (ligadas à saúde) sobre as relações entre espiritualidade, religiosidade e saúde. Revista brasileira de educação médica, v. 42, n. 1, p. 67-74, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-18

Como Citar

1.
Damiano RF, Lucchetti ALG, Lucchetti G. Ensino de “saúde e espiritualidade” na graduação em medicina e outros cursos da área de saúde: Aplicações práticas. HU Rev [Internet]. 18º de fevereiro de 2020 [citado 23º de novembro de 2024];44(4):515-2. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/25928

Edição

Seção

Artigos de Revisão da Literatura