Roteiro teórico-prático para a construção de cenários clínicos simulados e instrumento de avaliação de cenários simulados: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.44880Palavras-chave:
Treinamento por Simulação, Ensino, Educação em Enfermagem, Aprendizagem, EnfermagemResumo
Introdução: O potencial da experiência de aprendizagem baseada na simulação para o desenvolvimento e/ou para o aprimoramento de competências clínicas é bem documentado na literatura. No entanto, para o alcance dos objetivos pedagógicos da simulação é crucial o planejamento e a elaboração de cenários pautados em preceitos teórico-metodológicos e em evidências científicas. Objetivo: Descrever a experiência dos autores com o processo de revisão e de atualização de dois instrumentos, quais sejam, um roteiro teórico-prático para a construção de cenários clínicos simulados e um instrumento de validação de cenários simulados. Relato de Experiência: Os instrumentos foram revisados à luz de referências sobre a elaboração de cenários e de centralidade de cuidado à pessoa, de modo que possibilitem a elaboração de cenários que incluam as melhores práticas para o ensino baseado na simulação, que sejam empregados por pessoas com pouca familiaridade com a estratégia pedagógica, além de auxiliar na elaboração de cenários, nos quais a pessoa é o centro dos cuidados e da abordagem profissional. Discussão: A publicação de instrumentos, como os que ora se apresentam, vem ao encontro da busca pela transferência de evidências científicas para as práticas cuidativas, pelo fortalecimento e pela qualificação do ensino e da assistência em saúde. Conclusão: A divulgação desses materiais pode auxiliar na acessibilidade e na aplicabilidade da simulação em distintos programas de formação de profissionais de saúde no país.
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