Roteiro teórico-prático para a construção de cenários clínicos simulados e instrumento de avaliação de cenários simulados: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.44880

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Ensino, Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Enfermagem

Resumo

Introdução: O potencial da experiência de aprendizagem baseada na simulação para o desenvolvimento e/ou para o aprimoramento de competências clínicas é bem documentado na literatura. No entanto, para o alcance dos objetivos pedagógicos da simulação é crucial o planejamento e a elaboração de cenários pautados em preceitos teórico-metodológicos e em evidências científicas. Objetivo: Descrever a experiência dos autores com o processo de revisão e de atualização de dois instrumentos, quais sejam, um roteiro teórico-prático para a construção de cenários clínicos simulados e um instrumento de validação de cenários simulados. Relato de Experiência: Os instrumentos foram revisados à luz de referências sobre a elaboração de cenários e de centralidade de cuidado à pessoa, de modo que possibilitem a elaboração de cenários que incluam as melhores práticas para o ensino baseado na simulação, que sejam empregados por pessoas com pouca familiaridade com a estratégia pedagógica, além de auxiliar na elaboração de cenários, nos quais a pessoa é o centro dos cuidados e da abordagem profissional. Discussão: A publicação de instrumentos, como os que ora se apresentam, vem ao encontro da busca pela transferência de evidências científicas para as práticas cuidativas, pelo fortalecimento e pela qualificação do ensino e da assistência em saúde. Conclusão: A divulgação desses materiais pode auxiliar na acessibilidade e na aplicabilidade da simulação em distintos programas de formação de profissionais de saúde no país.

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Referências

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

1.
Souza RS, Dias AAL, Eduardo AHA, Figueiredo RM de, Lanza FM, Amendoeira JJP. Roteiro teórico-prático para a construção de cenários clínicos simulados e instrumento de avaliação de cenários simulados: relato de experiência. HU Rev [Internet]. 20º de agosto de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];50:1-10. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/44880

Edição

Seção

Relato de Experiência

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