A influência do nível de atividade física e do estado nutricional na insatisfação corporal de universitários de Educação Física

Autores

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Valter Paulo Neves Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Imagem Corporal, estado nutricional, atividade motora

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a influência do nível de atividade física e do estado nutricional na insatisfação corporal em acadêmicos do curso de Educação Física da UFJF. Participaram desta pesquisa 174 graduandos do primeiro ao décimo período do curso de Educação Física. Para classificação do estado nutricional dos sujeitos, utilizou-se os pontos de corte do IMC estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (2007). Para a classificação do nível de atividade física (NAF), utilizou-se a versão curta do questionário IPAQ (Internacional Physical Activity Questionaire). Para avaliar a insatisfação corporal aplicou-se a Escala por Áreas Corporais (EAC). Todas as análises foram realizadas no software SPSS 17.0 for windows. Em todos os casos, o nível de significância foi de 5%. Não foram encontradas diferenças de insatisfação corporal em sujeitos com distintos NAF. Foram identificadas diferenças na insatisfação corporal (p<0,05) entre os grupos eutrófico e sobrepeso, eutrófico e obeso. Concluiu-se que o nível de atividade física não exerceu influência sobre os escores de insatisfação corporal e que o estado nutricional inadequado foi um agente negativo sobre a satisfação corporal de jovens universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UFJF). Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer (UFJF). Mestrando em Aspectos Socioculturais do Movimento Humano (UFJF).

Valter Paulo Neves Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UFJF). Especialista em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano (UFJF). Mestrando em Aspectos Socioculturais do Movimento Humano (UFJF).

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Doutora do Departamento de Fundamentos da Educação Física (UFJF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade Humana (CNPq).

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

1.
Fortes L de S, Miranda VPN, Ferreira MEC. A influência do nível de atividade física e do estado nutricional na insatisfação corporal de universitários de Educação Física. hu rev [Internet]. 23º de março de 2012 [citado 16º de agosto de 2022];37(2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1330

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)