AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR APÓS EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES DE JUIZ DE FORA – MG

  • Maíra Macário de Assis
  • Letícia Ferreira Penna
  • Cibelle Matias Neves
  • Ana Paula Carlos Cândido Mendes
  • Renata Maria Souza Oliveira
  • Michelle Pereira Netto UFJF-Depto de Nutrição
Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Adolescente. Comportamento Alimentar. Alimentação.

Resumo

A adolescência é um momento oportuno para realização de atividades de educação alimentar e nutricional. O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade das ações de educação alimentar e nutricional realizadas com escolares, comparando o conhecimento nutricional e comportamento alimentar antes e após a intervenção. O conhecimento nutricional foi medido por um questionário previamente elaborado com questões relativas à nutrição; já para o comportamento alimentar avaliou-se os estágios de mudança de comportamento alimentar. Estas avaliações foram realizadas antes e após atividades de educação nutricional. Sobre o conhecimento nutricional, a pontuação média da primeira avaliação foi de 14,02± 3,36 pontos, enquanto a média da 2ª avaliação foi de 17,82 ± 2,55 pontos, demonstrando-se melhora significativa (p<0,05). Com relação aos estágios de mudança de comportamento alimentar, também foram demonstradas melhoras após a intervenção educativa. Desta forma, observa-se a eficácia de ações educativas alimentares e nutricionais voltadas para a melhoria do conhecimento e comportamento alimentar.

Biografia do Autor

Michelle Pereira Netto, UFJF-Depto de Nutrição
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, anemia ferropriva, avaliação nutricional, estado nutricional e nutrição.
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, anemia ferropriva, avaliação nutricional, estado nutricional e nutrição.

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Publicado
2015-08-20
Como Citar
de Assis, M. M., Penna, L. F., Neves, C. M., Mendes, A. P. C. C., Oliveira, R. M. S., & Netto, M. P. (2015). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR APÓS EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES DE JUIZ DE FORA – MG. HU Revista, 40(3 e 4). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2435
Seção
Artigos Originais

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