AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR APÓS EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES DE JUIZ DE FORA – MG

Autores

  • Maíra Macário de Assis
  • Letícia Ferreira Penna
  • Cibelle Matias Neves
  • Ana Paula Carlos Cândido Mendes
  • Renata Maria Souza Oliveira
  • Michelle Pereira Netto UFJF-Depto de Nutrição

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Adolescente. Comportamento Alimentar. Alimentação.

Resumo

A adolescência é um momento oportuno para realização de atividades de educação alimentar e nutricional. O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade das ações de educação alimentar e nutricional realizadas com escolares, comparando o conhecimento nutricional e comportamento alimentar antes e após a intervenção. O conhecimento nutricional foi medido por um questionário previamente elaborado com questões relativas à nutrição; já para o comportamento alimentar avaliou-se os estágios de mudança de comportamento alimentar. Estas avaliações foram realizadas antes e após atividades de educação nutricional. Sobre o conhecimento nutricional, a pontuação média da primeira avaliação foi de 14,02± 3,36 pontos, enquanto a média da 2ª avaliação foi de 17,82 ± 2,55 pontos, demonstrando-se melhora significativa (p<0,05). Com relação aos estágios de mudança de comportamento alimentar, também foram demonstradas melhoras após a intervenção educativa. Desta forma, observa-se a eficácia de ações educativas alimentares e nutricionais voltadas para a melhoria do conhecimento e comportamento alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Pereira Netto, UFJF-Depto de Nutrição

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, anemia ferropriva, avaliação nutricional, estado nutricional e nutrição.
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, anemia ferropriva, avaliação nutricional, estado nutricional e nutrição.

Referências

ANDERSON, A.S.; PORTEUS, L.E.G.; FOSTER, E.; HIGGINS, C.; STEAD, M.; HETHERINGTON, M.; HA, M-A.; ADAMSON, A.J. The impact of a school-based nutrition education intervention on dietary intake and cognitive and attitudinal variables relating to fruits and vegetables. Public Health Nutrition, v. 8, n.6, p.650-656, 2005.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009: Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Indicadores de Vigilância Alimentar e Nutricional: Brasil 2006. Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

CAMOSSA, A.C.A.; COSTA, F.N.A.; OLIVEIRA, P.F.; FIGUEIREDO, T.P. Educação Nutricional: uma área em desenvolvimento. Alim. Nutr., Araraquara v.16, n.4, p. 349-354, 2005.

CHAVES, Otaviana Cardoso. Influência do estado nutricional dos pais sobre o estado nutricional do filho adolescente, do município de Viçosa -MG. 2008. 62p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Nutrição) – Departamento de Nutrição e Saúde, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.

COSTA, A.G.M.; GONÇALVES, A.R.; SUART, D.A.; SUDA, G.; PIERNAS, P.; LOURENA, L.R.; CORNACINI, M.C.M. Avaliação da influência da educação nutricional no hábito alimentar de crianças. Rev Inst Ciênc Saúde. v.27, n. 3, p237-43, 2009.

CUNHA, D.B.; SOUZA, B.S.N.; PEREIRA, R.A.; SICHIERI, R. Effectiveness of a Randomized School-Based Intervention Involving Families and Teachers to Prevent Excessive Weight Gain among Adolescents in Brazil. Plos One, v.8, n.2, p.1-8, 2013.

ENES, C.C; SLATER, B. Obesidade na adolescência e seus principais determinantes. Rev Bras Epidemio, São Paulo, v. 13, n.1, p. 163-71, 2010.

FARIA, Eliane Rodrigues; PEREIRA, Patrícia Feliciano; ROSADO, Gilberto Paixão; ROSADO, Lina Enriqueta Frandsen Paez Lima. Necessidades e Recomendações Nutricionais na Adolescência. In: PRIORE, S.E; OLIVEIRA, R.M; FARIA, E.R; FRANCESCHINI; PEREIRA, P.F (Org.).Nutrição e Saúde na Adolescência. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2010. p.35-49.

GAMBARDELLA, A.M.D.; FRUTUOSO, M.F.P.; FRANCH, C. Prática alimentar de adolescentes. Rev.Nutr. Campinas, v.12, n.1, p. 5-19, 1999.

MANÇO, A.M.; COSTA, F.N.A. Educação Nutricional: Caminhos possíveis. Alim. Nutr., Araraquara, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2004.

OLIVEIRA, M.C.F.; DUARTE, G.K. O modelo transteorético aplicado ao consumo de frutas e hortaliças em adolescentes. Revista de Nutrição, v.19, n.1, p.57-64, 2006.

PONTES, T.E., COSTA, T.F., MARUM, A. B. R. F., BRASIL, A.L.D., TADDEI, J.A.A.C. Orientação nutricional de crianças e adolescentes e os novos padrões de consumo: propagandas, embalagens e rótulos. Rev. paul. pediatr., v.27, n.1, p. 99-105, 2009.

PRIORE, Silvia Eloiza; FARIA, Franciane Rocha de, FRANCESCHINI, Sylvia do Carmo Castro. Adolescência. In: PRIORE, S.E; OLIVEIRA, R.M; FARIA, E.R; FRANCESCHINI; PEREIRA, P.F. (Org.). Nutrição e Saúde na Adolescência. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2010. p.1-4.

PROCHASKA, J.O.; NORCROSS, J.C. In search of how people change – applications to addictive behaviors. American Psychologist, Washington, v.47, n.9, p.1102- 1114, 1992.

SILVEIRA, J.A.; TADDEI, J.A.; GUERRA, P.H.; NOBRE, M.R. Effectiveness of school-based nutrition education interventions to prevent and reduce excessive weight gain in children and adolescents: a systematic review. J Pediatr (Rio J). v.87, n.5, p382-92, 2011.

TORAL, Natacha. Estágio de Mudança de Comportamento e sua Relação com o Consumo Alimentar de Adolescentes. 2006. 142 f. Dissertação (Mestre em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

TORAL, N.; CONTI, M. A.; SLATER, B. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Cad. Saúde Pública., v.25, n.11, p2386-2394, 2009.

TORAL, N.; SLATER, B. Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 6, P. 1641-1650, 2007.

TORAL, N.; SLATER, B.; PÁDUA, C.I.; FISBERG, M. Comportamento alimentar de adolescentes em relação ao consumo de frutas e verduras. Rev. Nutr., Campinas, v. 19, n. 3, P.331-340, 2006.

URBANO, M.R.D.; VITALLE, M.S.S.; JULIANO, Y., AMANCIO, O.M.S. Ferro, cobre e zinco em adolescentes no estirão pubertário. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 78, n. 4, p. 327-334, 2002.

VAN WEEL, C. Nutritional guidance in general practice a conceptual framework. Eur J Clin Nutr., v. 53, n.2, p. S108–S111, 1999.

VIANA, V.; SANTOS, P.L.; GUIMARÃES, M.J. Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: Uma revisão da literatura. Psicologia, Saúde & Doenças, Porto, v. 9, n.2, p209-231, 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-20

Como Citar

1.
de Assis MM, Penna LF, Neves CM, Mendes APCC, Oliveira RMS, Netto MP. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR APÓS EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES DE JUIZ DE FORA – MG. HU Rev [Internet]. 20º de agosto de 2015 [citado 21º de novembro de 2024];40(3 e 4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2435

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)