Radiopacidade de diferentes cimentos resinosos utilizando imagem digital direta: comparação com as estruturas dentais humanas
Palavras-chave:
Cimentos de resina, Radiografia digital, Esmalte dentário, Dentina, Fotopolimerização.Resumo
A radiopacidade é uma propriedade física desejável aos agentes cimentantes. Segundo o padrão ISO 4049, estes materiais devem ser mais radiopacos do que a dentina. Neste estudo determinou-se a radiopacidade de quatro cimentos resinosos (Panavia™ F 2.0, Enforce® Flúor, Clearfil® Esthetic Cement e RelyX™ ARC) comparados ao cimento padrão fosfato de zinco e às estruturas dentais humanas. Foram radiografados um corpo de prova de cada material, uma escala de densidade de alumínio e três cortes longitudinais de molares humanos hígidos, por meio de um sistema de radiografia digital direto. Os cimentos resinosos foram fotopolimerizados com luz halógena e luz LED. Foram realizadas medidas de densidade óptica por meio do software Adobe Photoshop®. Os valores de radiopacidade dos agentes cimentantes foram expressos em espessura de alumínio. A análise de variância indicou diferença significativa entre os valores de radiopacidade dos materiais testados, exceto na comparação entre RelyX™ ARC e Clearfil® Esthetic Cement, que não diferiram entre si. O resultado foi o mesmo independente do tipo de luz utilizada para polimerização. Dos cimentos resinosos o Enforce® Flúor foi o mais radiopaco e o Panavia™ F 2.0 apresentou o menor valor de radiopacidade. Os cimentos resinosos testados apresentaram radiopacidade inferior à do cimento fosfato de zinco, no entanto todos atingiram o limite mínimo estabelecido pelo padrão ISO 4049.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.