Comparação da rugosidade superficial de resinas compostas após polimento imediato e tardio

Autores

  • Alessandra Paschoalino Santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jean Marcel Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernando Goulart Cruz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rodrigo Furtado Carvalho Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho
  • Júlio César Brigolini Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fabíola Pessoa Pereira Leite Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Polimento dentário, propriedades de superfície, resina composta.

Resumo

Objetivo: Comparar os efeitos do polimento imediato e tardio (após sete dias) sobre a rugosidade superficial de quatro resinas compostas diretas: Suprafill, Opallis, Filtek Z250 e Filtek Z350. Materiais e Métodos: Quarenta espécimes (n=10) foram confeccionados a partir de uma matriz metálica de alumínio (5 mm Ø e 2mm de espessura). Cada grupo de resina composta foi submetido a dois tipos de polimento de forma aleatória. 5 amostras de cada grupo teve seu polimento realizado imediatamente e os outros 5 corpos de prova aguardaram sete dias para a realização do polimento com discos de óxido de alumínio Sof-Lex em todas as suas granulometrias diferentes. A rugosidade foi avaliada por meio de rugosímetro Surftest 211, série 178 (velocidade de 0,5 mm/s; distância de 0,25mm; ajuste em Ra µm). Os dados foram submetidos à análise estatística com o Teste paramétrico t de student pareado. Resultados: Os valores de p foram para G1=1 (0,58/0,58mm); G2=0,44 (0,59/0,51mm); G3=0,012 (0,6/0,95mm); e G4=0,33 (0,56/0,48mm), ou seja, houve diferença estatisticamente significativa apenas o G3, sendo pior o seu desempenho de lisura superficial após sete dias. Conclusão: não houve melhoria estatística dos resultados de rugosidade superficial após polimento tardio em relação ao polimento imediato (p>0,05).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Paschoalino Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG – Departamento de Pós-Graduação UFJF/MG.

Jean Marcel Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG – Departamento de Pós-Graduação UFJF/MG.

Fernando Goulart Cruz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Atualmente é mestrando em Clínica Odontológica, concentração na área de prótese e oclusão, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especializando em Prótese Dental pela ABO/MG e diretor do departamento acadêmico do Centro Clínico de Pesquisa em Estomatologia (Clinest). 

Júlio César Brigolini Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Prótese pela Faculdade de Odontologia de Taubaté, UNITAU/SP; Professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG – Departamento de Odontologia Restauradora.

Fabíola Pessoa Pereira Leite, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Prótese Fixa pela Faculdade de Odontologia da Universidade Júlio de Mesquita Filho, UNESP/São José dos Campos/SP; Professor Adjunto II da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG – Departamento de Odontologia Restauradora.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

1.
Santos AP, Oliveira JM, Cruz FG, Carvalho RF, Faria JCB, Leite FPP. Comparação da rugosidade superficial de resinas compostas após polimento imediato e tardio. hu rev [Internet]. 30º de agosto de 2012 [citado 27º de janeiro de 2023];37(4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1690

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)