Avaliação da exposição aos fatores de risco associados ao câncer oral nos alunos do curso de odontologia da UEPB

  • Gustavo Pina Godoy Universidade Estadual da Paraíba
  • Shênia Cavalcante de Andrade Universidade Estadual da Paraíba
  • Alexandre Aires Braga de Lira Universidade Estadual da Paraíba
  • Daliana Queiroga de Castro Gomes Universidade Estadual da Paraíba
  • Jozinete Vieira Pereira Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Fatores de risco, Carcinoma de Células Escamosas, Neoplasias Bucais

Resumo

Este estudo foi do tipo exploratório descritivo transversal e avaliou o nível de exposição dos alunos do curso de Odontologia da UEPB em relação aos fatores de risco do câncer oral. Foi utilizada uma amostra de 242 alunos do referido curso, que responderam às perguntas propostas em um questionário. Os dados obtidos demonstraram que dos 242 alunos participantes, 129 (53,3%) eram do gênero feminino e 113 (46,6%) do masculino; a faixa etária de 21 a 30 anos de idade foi a mais prevalente, com 175 alunos (72,3%); e a cor branca da pele foi a mais citada pelos participantes (178 - 73,50%). Dentre os fatores de risco, observou-se que 24% da amostra relataram que se expõem à radiação ultravioleta e 23,5% declararam se proteger da exposição referida. O tabagismo foi pouco encontrado entre os alunos (4,9% da amostra), sendo mais freqüente o gênero masculino entre os fumantes (91,67%). O tempo de hábito do tabagismo citado pelos alunos foi de até 5 anos, e o consumo diário ficou em torno de 10 cigarros. O consumo de álcool foi relatado por 146 alunos (60,3%), destacando-se a cerveja como a mais consumida (82,1%). Identificou-se quanto ao histórico de câncer oral em familiares relatados pelos alunos, uma porcentagem pouco representativa (2,89%). Concluiu-se, então, que existe a necessidade de implementação de medidas preventivas, visando à divulgação dos fatores de risco associados ao câncer oral, principalmente entre os alunos do curso de Odontologia, que serão os futuros profissionais responsáveis pela divulgação deste conhecimento para a população.

Biografia do Autor

Gustavo Pina Godoy, Universidade Estadual da Paraíba
Coordenador do Mestrado em Odontologia; Professor Doutor do Curso de Odontologia nas disciplinas Patologia Geral e Patologia Bucal.
Shênia Cavalcante de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba
Cirurgiã-Dentista.
Alexandre Aires Braga de Lira, Universidade Estadual da Paraíba
Cirurgião-dentista.
Daliana Queiroga de Castro Gomes, Universidade Estadual da Paraíba
Professora Doutora do Curso de Odontologia na Disciplina de Estomatologia.
Jozinete Vieira Pereira, Universidade Estadual da Paraíba
Professora Doutora do Curso de Odontologia na disciplina Estomatologia.
Publicado
2011-09-21
Como Citar
1.
Pina Godoy G, Cavalcante de Andrade S, Aires Braga de Lira A, Queiroga de Castro Gomes D, Vieira Pereira J. Avaliação da exposição aos fatores de risco associados ao câncer oral nos alunos do curso de odontologia da UEPB. hu rev [Internet]. 21º de setembro de 2011 [citado 15º de agosto de 2020];37(1). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1165
Seção
Artigos Originais