ESTADO DO CONHECIMENTO

A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DA SAÚDE E A DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48766

Resumo

A Pedagogia Universitária (PU) é um campo teórico fértil que possibilita analisar e compreender os inúmeros aspectos que envolvem a docência na Educação Superior. No presente estudo, procuramos responder a seguinte questão: o que nos revelam as pesquisas sobre a Pedagogia Universitária na área da Saúde e a Docência em Enfermagem? Objetivamos identificar e construir uma análise do que nos revelam os horizontes de pesquisas dentro do referido tema, a partir de Teses e Dissertações disponibilizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e artigos científicos publicados na biblioteca Scientific Electronic Library Online (SciELO), no recorte temporal de 2014 a 2024. Trata-se de uma pesquisa do Estado do Conhecimento, de abordagem quali-quantitativa e caráter bibliográfico, apoiado nos escritos de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Os achados revelam que o ingresso dos profissionais da saúde na carreira docente é marcado pela ausência de formação pedagógica e a existência de um conflito identitário. A constituição docente tende a iniciar em paralelo com o contexto prático da saúde, num processo de reflexão sobre o próprio saber-fazer e busca por formação contínua, em uma perspectiva de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Identifica-se a necessidade de ampliar e fortalecer o campo da PU que ainda é carente de aprofundamento teórico. Para tanto, espera-se que este estudo suscite importantes reflexões para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Deluque Gomes, UNEMAT

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Pantanal – FAPAN (2021). Pós-graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (2024). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu/Unemat (2024), na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Docência GFORDOC/UNEMAT.

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Imaculada Conceição (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Pós-Doutorado em Estudos Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 1995, atuando na graduação de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNEMAT na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Docência GFORDOC/UNEMAT. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNEMAT. 

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

GOMES, M. D. G. D. ., & BITENCOURT, L. P. (2025). ESTADO DO CONHECIMENTO: A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DA SAÚDE E A DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM. Educação Em Foco, 30(1), e30054. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48766

Edição

Seção

Artigos