ESTADO DO CONHECIMENTO
A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DA SAÚDE E A DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48766Resumen
A Pedagogia Universitária (PU) é um campo teórico fértil que possibilita analisar e compreender os inúmeros aspectos que envolvem a docência na Educação Superior. No presente estudo, procuramos responder a seguinte questão: o que nos revelam as pesquisas sobre a Pedagogia Universitária na área da Saúde e a Docência em Enfermagem? Objetivamos identificar e construir uma análise do que nos revelam os horizontes de pesquisas dentro do referido tema, a partir de Teses e Dissertações disponibilizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e artigos científicos publicados na biblioteca Scientific Electronic Library Online (SciELO), no recorte temporal de 2014 a 2024. Trata-se de uma pesquisa do Estado do Conhecimento, de abordagem quali-quantitativa e caráter bibliográfico, apoiado nos escritos de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Os achados revelam que o ingresso dos profissionais da saúde na carreira docente é marcado pela ausência de formação pedagógica e a existência de um conflito identitário. A constituição docente tende a iniciar em paralelo com o contexto prático da saúde, num processo de reflexão sobre o próprio saber-fazer e busca por formação contínua, em uma perspectiva de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Identifica-se a necessidade de ampliar e fortalecer o campo da PU que ainda é carente de aprofundamento teórico. Para tanto, espera-se que este estudo suscite importantes reflexões para estudos futuros.
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