FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

REFLEXÕES DIANTE DA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47248

Resumo

O avanço tecnológico influencia diversos aspectos do cotidiano. Nesse contexto, pensar a formação docente de modo a articular as tecnologias digitais aos processos educativos configura-se uma demanda tanto social quanto educacional. Este artigo, que se origina de uma pesquisa de Doutorado, vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS) e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA), objetivou estabelecer reflexões sobre a formação de professores dos cursos de Ciências da Natureza (CNT) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no contexto da cultura digital. Para tanto, apresenta abordagem qualitativa, com viés descritivo e exploratório, tendo como fonte de dados três Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos (PPC) dos cursos de licenciatura em Biologia, Química e Física, selecionados por comporem a área CNT. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), seguindo as etapas da pré-análise; da exploração do material; e do tratamento dos dados, inferência e interpretação. Os resultados revelaram que os PPCs apresentam orientações pedagógicas e componentes curriculares que vinculam o processo formativo às tecnologias digitais e à cultura digital, todavia, tais orientações mostram-se insuficientes, uma vez que se voltam mais à instrumentalização do que à promoção de uma reflexão crítica acerca das implicações do digital na formação e futura atuação docente. Ademais, foi possível identificar que os documentos adotam a concepção de educação como promotora da formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade; e recomendam a articulação dos conhecimentos pedagógicos aos conhecimentos específicos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Angélica Melo de Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (2018) e graduada em Ciências Biológicas Licenciatura (2015) pela UFS. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (2024), e em Atendimento Educacional Especializado (2018) pela Faculdade Jardins. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS). Atuou como professora da rede pública de educação de Aracaju/SE e do estado de Sergipe nos anos 2020 a 2023. Tem experiência na área de formação de professores e integração de tecnologias digitais à prática docente; educação especial na perspectiva da educação inclusiva; e educação ambiental com ênfase em desenvolvimento sustentável.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1994). É professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de informação. Atua, principalmente, nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, informática na Educação, Tecnologias Assistivas, Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, entre outros. Líder do grupo de Pesquisa NUCA.

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Educação pelo PPGED/UFS, Especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, Graduada em Letras Português Francês pela UFS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS), atuando principalmente com os seguintes temas: Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias Ativas e Formação docente. Docente na Faculdade de Aracaju (FACAR) e da Faculdade Sergipana (FASER). Professora da Educação Básica de Língua Portuguesa. Atua na Educação Superior desde 2003. Coordenadora Geral e Pedagógica da FAZER, FACAR e do ProUni/Fies.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

Andrade, J. A. M. de ., Ferrete, A. A. S. S. ., & Marcondes, R. M. S. T. . (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES DIANTE DA CULTURA DIGITAL. Educação Em Foco, 30(1), e30040. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47248

Edição

Seção

Artigos