FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
REFLEXÕES DIANTE DA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47248Resumo
O avanço tecnológico influencia diversos aspectos do cotidiano. Nesse contexto, pensar a formação docente de modo a articular as tecnologias digitais aos processos educativos configura-se uma demanda tanto social quanto educacional. Este artigo, que se origina de uma pesquisa de Doutorado, vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS) e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA), objetivou estabelecer reflexões sobre a formação de professores dos cursos de Ciências da Natureza (CNT) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no contexto da cultura digital. Para tanto, apresenta abordagem qualitativa, com viés descritivo e exploratório, tendo como fonte de dados três Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos (PPC) dos cursos de licenciatura em Biologia, Química e Física, selecionados por comporem a área CNT. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), seguindo as etapas da pré-análise; da exploração do material; e do tratamento dos dados, inferência e interpretação. Os resultados revelaram que os PPCs apresentam orientações pedagógicas e componentes curriculares que vinculam o processo formativo às tecnologias digitais e à cultura digital, todavia, tais orientações mostram-se insuficientes, uma vez que se voltam mais à instrumentalização do que à promoção de uma reflexão crítica acerca das implicações do digital na formação e futura atuação docente. Ademais, foi possível identificar que os documentos adotam a concepção de educação como promotora da formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade; e recomendam a articulação dos conhecimentos pedagógicos aos conhecimentos específicos da área.
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