FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

REFLEXÕES DIANTE DA CULTURA DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47248

Resumen

O avanço tecnológico influencia diversos aspectos do cotidiano. Nesse contexto, pensar a formação docente de modo a articular as tecnologias digitais aos processos educativos configura-se uma demanda tanto social quanto educacional. Este artigo, que se origina de uma pesquisa de Doutorado, vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS) e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA), objetivou estabelecer reflexões sobre a formação de professores dos cursos de Ciências da Natureza (CNT) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no contexto da cultura digital. Para tanto, apresenta abordagem qualitativa, com viés descritivo e exploratório, tendo como fonte de dados três Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos (PPC) dos cursos de licenciatura em Biologia, Química e Física, selecionados por comporem a área CNT. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), seguindo as etapas da pré-análise; da exploração do material; e do tratamento dos dados, inferência e interpretação. Os resultados revelaram que os PPCs apresentam orientações pedagógicas e componentes curriculares que vinculam o processo formativo às tecnologias digitais e à cultura digital, todavia, tais orientações mostram-se insuficientes, uma vez que se voltam mais à instrumentalização do que à promoção de uma reflexão crítica acerca das implicações do digital na formação e futura atuação docente. Ademais, foi possível identificar que os documentos adotam a concepção de educação como promotora da formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade; e recomendam a articulação dos conhecimentos pedagógicos aos conhecimentos específicos da área.

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Biografía del autor/a

Joanna Angélica Melo de Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Estudiante de Doctorado en Educación de la Universidad Federal de Sergipe (UFS). Magíster en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (2018) y licenciada en Ciencias Biológicas (2015) por la UFS. Especialista en Neuropsicopedagogía Clínica e Institucional (2024), y en Servicio Educativo Especializado (2018) de la Faculdade Jardins. Miembro del Centro de Investigaciones en Comunicaciones y Tecnologías (NUCA/UFS). Trabajó como docente en la red de educación pública de Aracaju/SE y del estado de Sergipe de 2020 a 2023. Tiene experiencia en el área de formación docente e integración de tecnologías digitales en la práctica docente; educación especial desde la perspectiva de la educación inclusiva; y educación ambiental con énfasis en el desarrollo sostenible.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1994). É professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de informação. Atua, principalmente, nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, informática na Educação, Tecnologias Assistivas, Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, entre outros. Líder do grupo de Pesquisa NUCA.

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Educação pelo PPGED/UFS, Especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, Graduada em Letras Português Francês pela UFS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS), atuando principalmente com os seguintes temas: Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias Ativas e Formação docente. Docente na Faculdade de Aracaju (FACAR) e da Faculdade Sergipana (FASER). Professora da Educação Básica de Língua Portuguesa. Atua na Educação Superior desde 2003. Coordenadora Geral e Pedagógica da FAZER, FACAR e do ProUni/Fies.

Publicado

2025-07-07

Cómo citar

Andrade, J. A. M. de ., Ferrete, A. A. S. S. ., & Marcondes, R. M. S. T. . (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES DIANTE DA CULTURA DIGITAL. Educação Em Foco, 30(1), e30040. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47248