ENSINO REMOTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47226Resumo
O artigo aborda a formação de professores/as durante a pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2), promovendo reflexões críticas sobre a formação, os saberes e as práticas docentes, bem como sobre o ensino remoto. A metodologia, de abordagem qualitativa, baseou-se em entrevistas, realizadas com oito educadores/as de Artes Visuais, por meio de tecnologias digitais, em que se coletaram relatos de experiências docentes na educação básica durante o período de 2020 a 2022, abrangendo diversas regiões do Brasil. Objetivou-se evidenciar como as experiências e vivências docentes se configuram como elementos formativos de natureza familiar, pessoal e profissional, influenciando diretamente a capacidade de enfrentar os desafios e incertezas trazidos pela crise sanitária. Constatou-se que as experiências de professores/as iniciantes diferem significativamente daquelas de profissionais com ampla experiência, especialmente no que diz respeito às dificuldades tecnológicas, como o acesso limitado à internet e a precariedade do sinal telefônico, além das reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas durante o período pandêmico. Conclui-se que as tecnologias impactaram a formação docente durante o ensino remoto e ressalta-se a necessidade de formação continuada para seu uso na educação e o avanço do ensino na modalidade a distância no Brasil.
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