ENSINO REMOTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47226

Resumo

O artigo aborda a formação de professores/as durante a pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2), promovendo reflexões críticas sobre a formação, os saberes e as práticas docentes, bem como sobre o ensino remoto. A metodologia, de abordagem qualitativa, baseou-se em entrevistas, realizadas com oito educadores/as de Artes Visuais, por meio de tecnologias digitais, em que se coletaram relatos de experiências docentes na educação básica durante o período de 2020 a 2022, abrangendo diversas regiões do Brasil. Objetivou-se evidenciar como as experiências e vivências docentes se configuram como elementos formativos de natureza familiar, pessoal e profissional, influenciando diretamente a capacidade de enfrentar os desafios e incertezas trazidos pela crise sanitária. Constatou-se que as experiências de professores/as iniciantes diferem significativamente daquelas de profissionais com ampla experiência, especialmente no que diz respeito às dificuldades tecnológicas, como o acesso limitado à internet e a precariedade do sinal telefônico, além das reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas durante o período pandêmico. Conclui-se que as tecnologias impactaram a formação docente durante o ensino remoto e ressalta-se a necessidade de formação continuada para seu uso na educação e o avanço do ensino na modalidade a distância no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do Pibid/UFPel (2014-2017). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ).

 

 

Josenildo Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Natureza e Cultura, no campus alto Solimões em Benjamin Constant/AM. Professor nas disciplinas de Filosofia e Filosofia da Educação.Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Pesquisa e Práticas Educativas. Mestre em Estudos Amazônicos pela Universidad Nacional de Colômbia (UNAL) Sede Amazónia. 

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Zamperetti, M. P. ., & Souza, J. S. de . (2025). ENSINO REMOTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS NA PANDEMIA. Educação Em Foco, 30(1), e30031. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47226

Edição

Seção

Artigos