ESCALA DE AUTOEFICÁCIA PARA ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46685

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo a construção e verificação das evidências de validade do instrumento de medida com enfoque na Autoeficácia de Estudantes de Cursos de Especialização (AECE). Evidências de Validade da Escala de Autoeficácia para Cursos de Especialização foram realizadas por meio das Análises Fatoriais Exploratória (AFE) e Confirmatória (AFC). A AECE avalia a percepção da crença de autoeficácia do aluno de cursos de especialização contendo 13 itens associados à uma escala Likert de 5 pontos (1 e 5). A amostra continha 303 alunos brasileiros de cursos e modalidades distintas. A coleta de dados foi realizada via Google Forms. A análise de dados utilizou a matriz policórica e o método de extração RDWLS, visando a extração de fatores a ser retido, e AP com permutação aleatória dos dados observados com rotação Robust Promin. A adequação do modelo avaliou os índices de ajuste RMSEA, CFI e TLI, e o índice H a estabilidade. Os resultados apresentados demonstraram excelentes índices do modelo. A AECE é unifatorial, CC de 0,91 trata-se de um instrumento de medida estatisticamente válido e confiável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Cristina Brascero de Souza, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia (2014) e Administração de Empresas (2000) pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Realiza pesquisas na área de Psicologia e de Administração, com ênfase em Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E), Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, projeto em andamento: Influência de Características Sociodemográficas e Variáveis do Contexto mediado por Autoeficácia de Estudantes em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na Empregabilidade. Membro do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT-USP).

Thaís Zerbini, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutora (2007) e Mestre (2003) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D. Obteve o título de Livre Docente - Universidade de São Paulo (2017). Professora Associada 2 da USP: Atua na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT/USP). Coordenadora do Curso de Especialização "Psicologia Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas" da FFCLRP/USP ofertado pela Fundação de Apoio às Ciências: Humanas, Exatas e Naturais (FAC). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - Gestão 2018-2020 (SBPOT). Editora Chefe da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho - Gestão 2017 - 2019 (rPOT). Participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. Membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Organizacional e do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (GT 83/ ANPEPP) e, atualmente, é coordenadora desse GT. É membro da Comissão Permanente dos Direitos ao Trabalho, à Educação e à Seguridade Social do Conselho Nacional dos Direitos Humanos - CNDH. É vice-diretora de projetos da Fundação de Apoio às Ciências: Humanas, Exatas e Naturais (FAC/FFCLRP/USP). É representante da SBPOT no GT de Produtividade do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA). Realiza pesquisas na área de Psicologia e de Administração, com ênfase em Aprendizagem Humana no Trabalho, Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TDE), Educação a Distância, Ensino Remoto, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

Víctor Gabriel dos Santos Tomaz, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com áreas de interesse voltadas para Psicologia Organizacional e do Trabalho, Atitudes Implícitas e Psicologia Social Cognitiva. Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto - SP. Também atua como monitor bolsista e colaborador de divulgação científica na revista Paidéia Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Souza, A. C. B. de ., Zerbini, T. ., & Tomaz, V. G. dos S. . (2025). ESCALA DE AUTOEFICÁCIA PARA ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO : CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE. Educação Em Foco, 30(1), e30027. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46685

Edição

Seção

Artigos