ESCALA DE AUTOEFICÁCIA PARA ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO
CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46685Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo a construção e verificação das evidências de validade do instrumento de medida com enfoque na Autoeficácia de Estudantes de Cursos de Especialização (AECE). Evidências de Validade da Escala de Autoeficácia para Cursos de Especialização foram realizadas por meio das Análises Fatoriais Exploratória (AFE) e Confirmatória (AFC). A AECE avalia a percepção da crença de autoeficácia do aluno de cursos de especialização contendo 13 itens associados à uma escala Likert de 5 pontos (1 e 5). A amostra continha 303 alunos brasileiros de cursos e modalidades distintas. A coleta de dados foi realizada via Google Forms. A análise de dados utilizou a matriz policórica e o método de extração RDWLS, visando a extração de fatores a ser retido, e AP com permutação aleatória dos dados observados com rotação Robust Promin. A adequação do modelo avaliou os índices de ajuste RMSEA, CFI e TLI, e o índice H a estabilidade. Os resultados apresentados demonstraram excelentes índices do modelo. A AECE é unifatorial, CC de 0,91 trata-se de um instrumento de medida estatisticamente válido e confiável.
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