NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
UM ENCONTRO COM O EU, O OUTRO E O NÓS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45807Resumo
Neste estudo, a pesquisa narrativa é empregada como um instrumento teórico e metodológico para interpretar as narrativas escritas por integrantes de um Grupo de Estudos e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora, após oferecerem um curso de capacitação intitulado O eu, o nós e o outro: ressignificando saberes. O objetivo foi investigar o potencial formativo experienciado por esses sujeitos ao se colocarem como propositores do curso. Para isso, discutimos a formação docente a partir do formador, que se coloca na condição de aprendente, para refletir sobre o que modificou na sua percepção sobre si e sobre sua profissão. A investigação interpretativa que ora se apresenta evidenciou a potencialidade formadora que os cursos de formação continuada e outros projetos educativos trazem para seus organizadores. Ressaltamos o papel desempenhado pelas interações sociais entre os participantes e as implicações para a prática pedagógica. Foi possível concluirmos que a unicidade do docente consiste em assumir, conforme indicado por Bakhtin, um lugar único, irrepetível e insubstituível de formar e formar-se a partir do outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.