A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44468Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar discussões e práticas sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática por meio de uma revisão sistemática da literatura. O corpus documental é composto por 7 trabalhos oriundos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), sendo 2 teses e 5 dissertações. A metodologia utilizada consistiu nas orientações sobre revisão sistemática da literatura expressas por Brizola e Fantin (2016), Galvão e Ricarte (2019) e Campos, Caetano e Laus-Gomes (2023). O método utilizado para a análise dos resultados foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), (Rodrigues, 2019). Para auxiliar no processo de análise, foi utilizado o software Atlas.ti que contribuiu na constituição das Categorias de Análise, a saber: i) Desafios enfrentados para integração das tecnologias digitais no currículo das Licenciaturas em Matemática; ii) Estratégias propostas para a integração das tecnologias digitais no currículo das Licenciaturas em Matemática; iii) Formação de professores de Matemática. Os resultados da pesquisa apontaram para a estreita ligação entre formação inicial e continuada, de modo que uma formação inicial que ignore o potencial tecnológico no ensino tende a gerar resistências futuras por parte dos professores. Assim, enfatiza-se a necessidade de uma sólida articulação entre a formação inicial e a formação continuada de professores, de maneira que ambas estejam alinhadas à perspectiva de uma cultura digital e promovam o desenvolvimento de posturas reflexivas frente às TDIC e suas implicações no cotidiano escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.