O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45539

Resumen

O artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, focada na revisão integrativa sobre o protagonismo da criança negra na literatura infantil brasileira em ambientes formais de educação. O objetivo principal é analisar as produções bibliográficas disponíveis na CAPES e no Google Acadêmico, entre 2020 e 2024, relacionadas ao Protagonismo Negro na Literatura Infantil. A escolha desse tema se justifica pela compreensão de que a comunicação literária reflete a sociedade, exigindo uma abordagem crítica e sensível das obras infantis. A pesquisa é qualitativa exploratória, selecionando cinco artigos em português nesses bancos de dados. A análise ressalta a valorização da cultura afro-brasileira; o reconhecimento enquanto negro/negra; a resistência às opressões: tradição e ancestralidade; personagens negros tratados de forma indigna. Conclui-se que a literatura com protagonismo negro é essencial para fortalecer a identidade das crianças, enfatizando a importância da educação antirracista desde cedo. O estudo amplia a compreensão do impacto da literatura afro-brasileira na identidade infantil, aos leitoras/es de livros infantis com protagonismo negro.  Conclui-se que destacando a urgência de promover a representatividade negra na sociedade e no acervo literário nas escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Helena Bernardo da Silva, Unisul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Especialização em Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Capivari (2008). Atualmente é professor (nível IV) da Prefeitura Municipal de Criciúma. Tem experiência em Educação Infantil e Séries Iniciais. Desenvolveu trabalho com Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UniSul), Campus Tubarão. Participante do Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade (NUPEC-Bio/PPGE/UniSul).

Rodrigo Rodrigues de Freitas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UniSul), Campus Tubarão.  Biografia: Biólogo, Mestre em Geografia e Doutor em Ambiente e Sociedade. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade (NUPEC-Bio/PPGE/UniSul). Pesquisador em Educação Ambiental Crítica junto às comunidades tradicionais (pescadores artesanais, quilombolas e guaranis) da zona costeira brasileira, com foco de atuação em Unidades de Conservação no Centro-Sul de Santa Catarina.

Publicado

2025-02-04

Cómo citar

Silva, S. H. B. da ., & Freitas, R. R. de . (2025). O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 30(1), e30004. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45539