ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO RELIGIOSO NA ESCOLA DOMINICAL LUTERANA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44931

Resumen

A Escola Dominical da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) pode ser considerada um espaço religioso e uma prática educativa que ganha força a partir da década de 1970. Em tal período, as escolas paroquiais perdem seu espaço nas congregações, devido ao investimento público nas escolas estatais, forçando a igreja a organizar uma nova estratégia para manter as crianças próximas dos seus ensinamentos religiosos. Tendo isso em vista, o presente estudo analisa as estratégias de letramento religioso da Escola Dominical entre os anos de 1970 e 1990. Inserido no campo da História da Educação, explora um fenômeno pouco investigado, mas crucial na trajetória de muitos luteranos, destacando a relevância da alfabetização religiosa na formação moral e social dessas crianças. Nesta investigação, é utilizada a análise documental para examinar os materiais educativos empregados nesse período, incluindo livros, revistas e periódicos com atividades lúdicas. Ao observar tais materiais didáticos, percebe-se que eram realizadas atividades de alfabetização e letramento, as quais auxiliavam na leitura, na escrita e na formação daqueles que participavam da Escola Dominical. Os resultados indicam, ainda, a existência de um espaço de letramento religioso, já que as atividades direcionadas para as crianças envolviam uma educação cristã.

Descargas

Biografía del autor/a

Karen Laiz Krause Romig, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação PPGE/FaE/UFPel. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Pedagogia. É sócia da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) e da ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação).

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Doutora em Educação (Unisinos).

Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Krause Romig, K. L., & Weiduschadt, P. . (2024). ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO RELIGIOSO NA ESCOLA DOMINICAL LUTERANA. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29057. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44931