ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS AUTISTAS, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44674

Resumen

O presente estudo analisou as atuais estratégias de ensino para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I (anos iniciais). O objetivo do trabalho foi pesquisar produções acadêmicas a fim de encontrar tais estratégias, e com os resultados encontrados realizar um quadro expositivo para melhor compará-las. Para a coleta dos dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa nas principais revistas eletrônicas da área da Educação Física, e nas plataformas de pesquisa na internet. s resultados encontrados demonstraram que ainda há poucos estudos publicados sobre esse tema, inclusive não foram encontrados nenhum trabalho nas revistas eletrônicas renomadas. Os resultados encontrados demonstraram a importância da disciplina para o desenvolvimento do aluno com autismo, além disso, a maioria dos autores ressaltaram a eficácia da intervenção com crianças com TEA quando são feitas as devidas adaptações na comunicação e nas estratégias de manejo do comportamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graziany Penna Dias, IFsudeste-MG

Doctora en Educación por el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). Máster en Educación por la Universidad Federal Fluminense (2006). Postgrado en Metodología de la Educación Física Escolar por la Facultad de Educación Física (UFJF) y Licenciado en Educación Física por la Universidad Federal de Juiz de Fora (2000). Actualmente es profesor del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora.

Sionara Cristina Costa

Professor de Educação Física pela Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI/UEMG (2013). Pós-graduada em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora (2024). Pós-graduada em  Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado, Nutrição Esportiva e Medicina Avançada, pela faculdade de São Gabriel da Palha, FASG (2017). Instrutora de esportes Sest/Senat.

Publicado

2024-09-24

Cómo citar

Penna Dias, G., & Cristina Costa, S. (2024). ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS AUTISTAS, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Educação Em Foco, 29(1), e29047. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44674