ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A CULTURA DA INFÂNCIA E A CULTURA POPULAR SOB OS HOLOFOTES DOS MIÚDOS CIRCOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41625

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar um exercício comparativo tecido na época da escrita de minha tese de doutorado, intitulada “Os miúdos circos – Encontros possíveis entre a cultura da infância e a cultura da escola”, em que buscava estabelecer uma relação de semelhança  entre a cultura da infância e a cultura do riso , no que se refere ao poder que  ambas possuem de profanar a cultura dominante e hegemônica, a partir da potência de natalidade (tal como nos apresenta Hannah Arendt) inerente a cada uma delas.  Sustento minhas análises em  uma concepção de infância ancorada em uma determinada condição de experiência do ser humano ainda novo na sua relação com o mundo pautada no pensamento de Walter Benjamin e Manoel de Barros, e nas reflexões  de Mikhail Bakhtin sobre a relação entre as culturas populares e os saberes estabelecidos pela ordem dominante. 

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Biografía del autor/a

Gisela Marques Pelizzoni, Escola Municipal José Calil Ahouagi

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Coordenadora Pedagógica e Professora de Educação Infantil na Escola Municipal José Calil Ahouagi.

Publicado

2023-11-22

Cómo citar

Pelizzoni, G. M. . (2023). ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A CULTURA DA INFÂNCIA E A CULTURA POPULAR SOB OS HOLOFOTES DOS MIÚDOS CIRCOS. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático), 30A13. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41625

Número

Sección

Número conmemorativo - 30 años de la revista Educação em Foco