DIÁLOGOS DE RESISTÊNCIA: ATIVIDADE DOCENTE E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.20085

Palabras clave:

Resistência, Atividade Docente, Ensino de Matemática.

Resumen

O presente estudo apresenta o resultado de uma pesquisa empírica que teve como objetivo compreender o conceito de resistência a partir da voz do professor no contexto do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.  A pesquisa foi realizada em três escolas públicas da rede estadual de educação da cidade de Palmas-TO. Os sujeitos participantes foram professoras que atuam no 4º e 5º anos das respectivas turmas. Trata-se, de pesquisa de abordagem qualitativa, norteada pelos conceitos de atividade, atividade docente e resistência. A análise dos dados feita na investigação indica que, em relação ao processo de ensino e aprendizagem no contexto da matemática, o conceito de resistência supera a habitual negação dando lugar à persistência.

 

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Biografía del autor/a

Luciana Pereira de Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa em Teoria da Atividade Histórico-cultural na pesquisa em Educação (CHATER) - FAE/UFMG. Professora da Educação Básica- SEDUC-Tocantins.

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Unimep (2008). Atualmente é professora associada I na Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de pedagogia e no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes.

Publicado

2021-07-06

Cómo citar

de Sousa, L. P., & Artioli Rolim, C. L. (2021). DIÁLOGOS DE RESISTÊNCIA: ATIVIDADE DOCENTE E O ENSINO DE MATEMÁTICA. Educação Em Foco, 25(2). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.20085

Número

Sección

Artigos