FROM THE FAMILY TRAIL TO CHILDREN'S COLLECTIONS

SHELVES AND GEOGRAPHIES OF MUSEUM CHILDHOODS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47504

Abstract

The article addresses the connections between museums, childhoods, and pedagogical practices, exploring how museum spaces can be reinterpreted by children and educators using appropriate resources and strategies that do not underestimate the child audience. Based on the geography of childhood and concepts such as affective inventories, the projects “Coleções Mirins”, developed at the Museum of Astronomy and Related Sciences (MAST), and “Trilha da Família”, from the Instituto Moreira Salles in Rio de Janeiro (IMS Rio), are presented. Both proposals were created with the aim of involving the active participation of children in reflection and dialogue with the collections, showing that it is possible to break with the idea that young children are not able to enjoy and interact with museum institutions. The text questions traditional museum paradigms, proposing actions that integrate diversity, inclusion, and children’s creative potential. Thus, the possibility of the museum as a living and democratic territory, capable of dialoguing with the complexities of childhood and society, is reaffirmed.

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Author Biographies

Maria Emília Tagliari Santos, Instituto Moreira Salles

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre em Educação pela PUC-Rio tendo pesquisado propostas de museus de artes voltadas para bebês.  Atua como artista educadora em instituições culturais desde 2011. Atualmente é supervisora da equipe de Ação Educativa do Instituto Moreira Salles (IMS Rio), sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdos educativos (tais como materiais educativos, vídeos e publicações) e ações  (como seminários, residências artísticas, ateliês de arte, workshops, visitas mediadas e cursos de formação). É professora dos cursos de extensão "Infância, Cultura, Educação e Estética"  e "Mediação e Público Infantil em Museus" (CCE/PUC-Rio). Integra a Rede PIMu- Rede Primeira Infância e Museus.

Jader Janer Moreira Lopes, UFJF

Professor Titular. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Integra a Rede PIMu- Rede Primeira Infância e Museus. Integra a Red Latino Americana de Protagonismo Infantil. Integra a Red Latinoamericana de Estudos da Parentalidad.

Caroline Montezi de Castro Chamusca

É doutoranda no CINEAD/LECAV Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual da Faculdade de Educação da UFRJ. É mestre em Educação pela UFRJ onde também se graduou em Pedagogia. É Arte-educadora pela Escolinha de Artes do Brasil (EAB). Possui experiência como pedagoga, pesquisadora e arte educadora em espaços formais e não formais de educação Seus trabalhos e produções estão no campo da infância, cinema e educação, divulgação científica e educação museal. Atuou como pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional (CNPq/MCTIC) na Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Foi uma das idealizadoras da Rede de Primeira Infância em Museus (PIMu), rede de articulação, mobilização e pesquisa de práticas museais para crianças.

Published

2025-05-23

How to Cite

Santos, M. E. T. ., Lopes, J. J. M. ., & Chamusca, C. . M. de C. (2025). FROM THE FAMILY TRAIL TO CHILDREN’S COLLECTIONS: SHELVES AND GEOGRAPHIES OF MUSEUM CHILDHOODS. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30024. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47504

Issue

Section

Dossiê: Educação museal com bebês e crianças: patrimônio cultural e vivências