CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA RENATO FRATESCHI

A MÚSICA COMO CULTURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Authors

  • Lucas Borges de Oliveira Dutra Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi (CEMRF)
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0002-4057-547X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40736

Abstract

This is an exploratory research that sought to understand the extracurricular (non-formal) actions that take place at the State Conservatory of Music Renato Frateschi (CEMRF), a formal education space - state public school - located in the city of Uberaba/MG. In the reflections on such actions, we seek to build dialogues with research in the area on the theme of non-formal education in order to contribute to the construction of knowledge about these practices for society. We also seek to understand how the actions developed at CEMRF happen, whether they interact with the formal course, and how they relate to students/community. We worked on the results from theoretical references of “Prose Analysis”, building narratives from interviews with teachers, and analyzing them from axes constructed with them. We observed that non-formal actions raise resources in the material, affective, political and pedagogical spheres for students, teachers and the community.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Borges de Oliveira Dutra , Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi (CEMRF)

Possui graduação de bacharel em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) e graduação em Música (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Desde 2009 leciona no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Tem experiência nas áreas de Pedagogia e Artes. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e integra o "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências" (GENFEC).

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculado ao Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias. Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências pelo mesmo programa de Pós-Graduação. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador do Curso de Graduação em Física - Licenciatura (GFL) no período de 2014 a 2016. Foi coordenador do Subprojeto da Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2017 a 2020. Foi conselheiro titular do Conselho Universitário (CONSU) da UFTM de 2016 a 2020. Membro do Conselho Consultivo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Uberaba/MG - Museu dos Dinossauros. Coordena o Planetário Itinerante da UFTM desde 2016. Atua como docente permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), no qual é coordenador substituto. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/242984). Membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Educação Não Formal e espaços extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/), membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI), da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) e da Global Edu-Leaders. Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

Published

2023-11-22

How to Cite

Borges de Oliveira Dutra , L., Donizete Colombo Junior, P., & Fernando Bovolenta Ovigli, D. . (2023). CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA RENATO FRATESCHI: A MÚSICA COMO CULTURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40736