PEDAGOGIA, AÇÃO, LIBERDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36180

Resumo

Paulo Freire brinda-nos com a convicção de que as dimensões Pedagogia, Ação, Liberdade e Desenvolvimento Humano encontram condições para se conjugarem e consubstanciarem na existência humana, no desígnio de que, através delas e por elas, a resposta ao desenvolvimento dos anseios mais prementes e genuínos sobrevenha, se consolide e perpetue na vida das pessoas, dos povos e das sociedades. E, porque a história da humanidade, a nossa história, aponta para a descoberta de que o homem tem o dever moral de buscar uma felicidade razoável e de combater a violência, é preciso encontrar um sentido para a vida, nesta vida, nesta comunidade, neste momento histórico em que existimos e cuja moral deve ser objeto do nosso julgamento e da nossa compreensão. Daqui renasce a relevância e a atualidade do legado de Paulo Freire, inspiração imanente de gerações e gerações de pedagogos, irmanados na sublime tarefa de educar com alegria, dedicação e proatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José de Jesus Camacho, Universidade da Madeira - Portugal

Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), Madeira, Portugal mjjcamacho@staff.uma.pt

Ana França Kot-Kotecki, Universidade da Madeira - Portugal

Doctorat en Sciences de l’Education, dans la spécialité Curriculum, à l’Université de Madère, en 2014; un projet de recherche intitulé «Modèles de curriculum dans l’éducation préélémentaire : la réflexion sur l’expression dramatique»; A conclu le master en Psychologie de l’Education en 2003, à l’ISPA – Instituto de Psicologia Aplicada (Institut de Psychologie Appliquée). Professeur de l’université de Madère, exerçant ses fonctions à la Faculté des Sciences Sociales, dans le Département des Sciences de l’Education.

Liliana Rodrigues de Góis, Universidade da Madeira - Portugal

PhD in Curriculum and Master in Pedagogical Supervision. Degree and post degree in Philosophy. Professor of Curriculum, Philosophy and Ethics at Madeira University (UMa). Course Director of Sciences of Education in (UMa)

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Camacho, M. J. de J., Ana Maria França, . K.-K., & Góis, L. R. de. (2021). PEDAGOGIA, AÇÃO, LIBERDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM PAULO FREIRE. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26050. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36180