GÊNERO, SEXUALIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar um relato de uma experiência realizada em meados de 2020 e início de 2021, no curso de Licenciatura em História na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Com a pandemia da covid-19 e o ensino remoto nas universidades públicas, construímos coletivamente com os e as discentes do curso um Grupo de Trabalho intitulado Gênero, sexualidade e relações étnico-raciais no ensino de História. O resultado final foi a produção (e em breve publicação) de um caderno didático sobre a temática voltado para o ensino de História na educação básica. Além do relato dessa experiência, debateremos sobre currículos, ensino de História, História Pública e a inclusão das temáticas de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais como centrais para a formação docente e a promoção de uma educação crítica e emancipadora nos cursos de Licenciatura em História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Nascimento Monteiro, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas/MG, Brasil.

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta na Universidade Federa de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas/MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Monteiro, L. N., & Rovai, M. G. de O. (2021). GÊNERO, SEXUALIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educação Em Foco, 26(Especial). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/34734