A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA GESTÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48633

Resumo

O presente estudo analisa a relação entre a rede municipal de ensino de Licínio de Almeida e o Instituto Ayrton Senna (IAS), revelando suas implicações no trabalho docente a partir do modelo de formação continuada instituído. O marco teórico parte da análise da crise do capital que tem entre suas estratégias o fortalecimento dos institutos e/ou fundações privadas como Aparelhos Privados de Hegemonia (APH) dialeticamente associados à sociedade política na definição e condução das políticas públicas, em especial a educacional, com interesses privatistas. Os dados empíricos extraídos do contexto do citado município baiano foram reunidos a partir de instrumentos como a análise do manual de orientação do projeto Foco do IAS e de todo o material utilizado na formação continuada dos professores no município estudado e da realização de entrevistas semiestruturadas com participantes: secretária de educação, diretora e coordenadora pedagógica e duas professoras da rede municipal de ensino. A análise dos dados, a partir do marco teórico escolhido, permitiu concluir como a formação continuada de professores se tornou ferramenta fundamental de reconfiguração do trabalho do/da professor/a, que passa a ter sua prática pedagógica ressignificada a favor do mercado. Possibilitou, da mesma forma, confirmar o que a literatura vem denunciando a respeito de que, ao mesmo tempo que os novos padrões de gestão pública instituídos pela reforma do Estado incentivam as práticas de descentralização, o estabelecimento de convênios entre sistemas públicos de ensino e institutos privados nos municípios do interior da Bahia avança e fortalece a reforma empresarial da educação pública.

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Biografia do Autor

Leila Pio Mororó, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005), possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente.

Marcos Oliveira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos e Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção Escolar e Gestão Escolar pela Favenorte. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na linha Políticas Públicas Educacionais. É doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) na linha Trabalho, Educação e Política (Tep). É professor efetivo do Instituto Federal Baiano do Campus Guanambi - Bahia.

Adelvan Alcantara Lima-Filho, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Psicologia (FTC), Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência (INTCC), Especialização em Avaliação Psicológica (IPOG) e Psicopedagogia Clinica e Institucional (UCAM), Mestrado em Educação (UESB); Formação em TE - Terapias de Esquemas. Tem experiência na área da Psicoterapia Cognitiva Comportamental, Avaliação psicológica, Orientação Educacional e psicodiagnóstico para Transtornos de aprendizagem.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Pio Mororó, L., Santos, M. O. ., & Lima-Filho, A. A. (2025). A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA GESTÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30080. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48633

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública