A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA GESTÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48633Resumo
O presente estudo analisa a relação entre a rede municipal de ensino de Licínio de Almeida e o Instituto Ayrton Senna (IAS), revelando suas implicações no trabalho docente a partir do modelo de formação continuada instituído. O marco teórico parte da análise da crise do capital que tem entre suas estratégias o fortalecimento dos institutos e/ou fundações privadas como Aparelhos Privados de Hegemonia (APH) dialeticamente associados à sociedade política na definição e condução das políticas públicas, em especial a educacional, com interesses privatistas. Os dados empíricos extraídos do contexto do citado município baiano foram reunidos a partir de instrumentos como a análise do manual de orientação do projeto Foco do IAS e de todo o material utilizado na formação continuada dos professores no município estudado e da realização de entrevistas semiestruturadas com participantes: secretária de educação, diretora e coordenadora pedagógica e duas professoras da rede municipal de ensino. A análise dos dados, a partir do marco teórico escolhido, permitiu concluir como a formação continuada de professores se tornou ferramenta fundamental de reconfiguração do trabalho do/da professor/a, que passa a ter sua prática pedagógica ressignificada a favor do mercado. Possibilitou, da mesma forma, confirmar o que a literatura vem denunciando a respeito de que, ao mesmo tempo que os novos padrões de gestão pública instituídos pela reforma do Estado incentivam as práticas de descentralização, o estabelecimento de convênios entre sistemas públicos de ensino e institutos privados nos municípios do interior da Bahia avança e fortalece a reforma empresarial da educação pública.
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