MAIS PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DOCENTE

ADESÃO, CONTROLE E MIGALHAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48895

Resumo

O artigo discute a política estatal de formação e valorização docente no Brasil, tomando como foco o Programa Mais Professores para o Brasil e articulando a essa análise o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e a BNCC Computação. Examina-se como essas políticas reforçam a adesão individualizada dos professores a programas e editais estatais, ocultando as implicações da intervenção do Estado na reconfiguração do trabalho docente e na fragmentação da categoria. Argumenta-se que, sob o argumento da melhoria da qualidade da educação, aprofunda-se a inserção dos Aparelhos ‘Privados’ de Hegemonia (APHs) na formulação, gestão e controle das políticas educativas, subordinando-as aos interesses do capital educador. A análise destaca a articulação entre Estado e APHs, evidenciando como a apropriação privada de fundos públicos é também operacionalizada através desses aparelhos. Conclui-se que a denominada "valorização do magistério" estatal configura-se como uma estratégia de controle político-ideológico para a reconversão docente, legitimando a precarização do trabalho sob a aparência de benefícios e incentivos seletivos e condicionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Kenji Seki, Unicamp

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador pós-doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Bolsista FAPESP (Processo nº 2021/01249-9). Pesquisador do Grupo de Investigação em Políticas Educacionais (GIPE-MARX). E-mail: allanknj@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5308-9112.

Olinda Evangelista, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Investigação em Políticas Educacionais (GIPE-MARX). E-mail: olindaevangelista35@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5360-2521.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Seki, A. K., & Evangelista, O. (2025). MAIS PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DOCENTE: ADESÃO, CONTROLE E MIGALHAS. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30078. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48895

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública