COMO APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA DEFINEM A AGENDA PRIVATISTA NA POLÍTICA EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DO BRASIL (2021 – 2024)?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49139

Resumo

O trabalho apresenta as formas como Aparelhos Privados de Hegemonia exercem influência na política educacional em municípios do extremo sul do Brasil (2021 e 2024). O estudo deriva de uma pesquisa que analisa a atuação de agentes privados na educação básica dos municípios de Rio Grande/RS (Rio Grande (RS)) e (de) São José do Norte/RS (São José do Norte (RS)), evidenciando o avanço da privatização na educação em contexto de crise do capitalismo, e agravado (“o avanço da privatização”?) pela pandemia de Covid-19. Os pressupostos metodológicos estão ancorados em uma abordagem qualitativa e podem ser traduzidos enquanto uma pesquisa exploratória realizada pela interação e (por) buscas na internet, com técnicas de coleta de dados em sítios eletrônicos oficiais. Assim, identificam-se temas como empreendedorismo e inovação, o que revela a influência de Aparelhos Privados de Hegemonia pró capital (pró-capital) na definição da agenda da educação. Os resultados apontam para a crescente presença do setor privado junto a (à) educação dos municípios estudados, notadamente do “Sistema S”, o qual se destaca como um sujeito cada vez mais atuante junto à definição da agenda em torno das políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Dorneles Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação (UFPel). Docente do Instituto de Educação (FURG) e do Programa de Pós Graduação em Educação - (PPGEdu - FURG), junto a linha de Políticas Educacionais e Currículo. Líder do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais - Geducação (FURG).

Francine Sotter Studinski, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica de Letras - Português (FURG). Bolsista CNPq do projeto "As parcerias público-privadas como política educacional: fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos" e membro do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais - Geducação (FURG).

Debora Pintanel Dias Ossanes, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga (FURG). Professora da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande/RS e mestranda em educação (PPGEdu – FURG). É membro do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais - Geducação (FURG).

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Gonçalves, L. D., Studinski, F. S., & Ossanes , D. P. D. (2025). COMO APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA DEFINEM A AGENDA PRIVATISTA NA POLÍTICA EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DO BRASIL (2021 – 2024)?. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30075. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49139

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública