COMO APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA DEFINEM A AGENDA PRIVATISTA NA POLÍTICA EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DO BRASIL (2021 – 2024)?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49139Resumo
O trabalho apresenta as formas como Aparelhos Privados de Hegemonia exercem influência na política educacional em municípios do extremo sul do Brasil (2021 e 2024). O estudo deriva de uma pesquisa que analisa a atuação de agentes privados na educação básica dos municípios de Rio Grande/RS (Rio Grande (RS)) e (de) São José do Norte/RS (São José do Norte (RS)), evidenciando o avanço da privatização na educação em contexto de crise do capitalismo, e agravado (“o avanço da privatização”?) pela pandemia de Covid-19. Os pressupostos metodológicos estão ancorados em uma abordagem qualitativa e podem ser traduzidos enquanto uma pesquisa exploratória realizada pela interação e (por) buscas na internet, com técnicas de coleta de dados em sítios eletrônicos oficiais. Assim, identificam-se temas como empreendedorismo e inovação, o que revela a influência de Aparelhos Privados de Hegemonia pró capital (pró-capital) na definição da agenda da educação. Os resultados apontam para a crescente presença do setor privado junto a (à) educação dos municípios estudados, notadamente do “Sistema S”, o qual se destaca como um sujeito cada vez mais atuante junto à definição da agenda em torno das políticas educacionais.
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