INFLUÊNCIAS MERCADOLÓGICAS E A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA BNCC E NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50635Resumo
As transformações econômicas globais, influenciadas por uma lógica neoliberal, têm impactado os referenciais curriculares em território amazônico à medida em que reestruturam o mercado de trabalho e provocam mudanças sociais e econômicas significativas na região. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar os reflexos da representatividade dos conceitos relacionados às vivências e saberes da diversidade sociocultural dos territórios da Amazônia Brasileira nas Diretrizes Curriculares Estaduais, com ênfase no Referencial Curricular Amapaense (RCA) e no Referencial Curricular de Roraima (RCR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com procedimento bibliográfico e documental. Os resultados destacam que os documentos regionais abordam superficialmente as dimensões culturais e sociais locais, negligenciando a integração efetiva dos saberes essenciais para o desenvolvimento das comunidades amazônicas. Essa limitação está ligada à predominância dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs), que influenciam a imposição de uma lógica neoliberal e mercantil na educação brasileira, marcada pela padronização curricular, ênfase em competências técnicas voltadas ao mercado global e descaracterização da diversidade cultural local. Assim, o estudo evidencia a necessidade de repensar as políticas educacionais para potencializar a valorização dos saberes regionais, promovendo uma formação que responda às demandas e particularidades locais, a partir do fortalecimento da escuta ativa e protagonismo dos sujeitos amazônicos em seus territórios.
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