INFLUÊNCIAS MERCADOLÓGICAS E A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA BNCC E NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50635

Resumo

As transformações econômicas globais, influenciadas por uma lógica neoliberal, têm impactado os referenciais curriculares em território amazônico à medida em que reestruturam o mercado de trabalho e provocam mudanças sociais e econômicas significativas na região. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar os reflexos da representatividade dos conceitos relacionados às vivências e saberes da diversidade sociocultural dos territórios da Amazônia Brasileira nas Diretrizes Curriculares Estaduais, com ênfase no Referencial Curricular Amapaense (RCA) e no Referencial Curricular de Roraima (RCR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com procedimento bibliográfico e documental. Os resultados destacam que os documentos regionais abordam superficialmente as dimensões culturais e sociais locais, negligenciando a integração efetiva dos saberes essenciais para o desenvolvimento das comunidades amazônicas. Essa limitação está ligada à predominância dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs), que influenciam a imposição de uma lógica neoliberal e mercantil na educação brasileira, marcada pela padronização curricular, ênfase em competências técnicas voltadas ao mercado global e descaracterização da diversidade cultural local. Assim, o estudo evidencia a necessidade de repensar as políticas educacionais para potencializar a valorização dos saberes regionais, promovendo uma formação que responda às demandas e particularidades locais, a partir do fortalecimento da escuta ativa e protagonismo dos sujeitos amazônicos em seus territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthane Menezes Figueirêdo, Universidade Federal do Amapá

rofessora e pesquisadora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestrado em Desenvolvimento Regional e Graduação em Pedagogia pela UNIFAP. É professora Associada da UNIFAP, onde atua no Curso de Pedagogia, licenciaturas, na Especialização em Políticas Educacionais (CEPE) e no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). Atua em pesquisas relacionadas a currículo e formação de professores, estudos educacionais, cultura material e imaterial voltados às populações do campo, das águas e das florestas no contexto das Amazônias, especialmente na Amazônia Amapaense, tanto na educação básica quanto superior. Possui estudos publicados nas área da educação, diversidade sociocultural, artefatos e cultura material e imaterial e suas relações com uma formação humanizada e emancipadora. Coordena e integra projetos de pesquisa e extensão na UNIFAP e participa como pesquisadora de projetos em redes de pesquisadores, com destaque para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia), que envolve outros pesquisadores da UNIFAP e ainda da UFPA e da Universidade Estadual de Roraima (UERR). É líder do Núcleo de Estudos em Currículos e Formação de Professores/as nas Amazônias (NUCFOR) cadastrado pelo CNPq, Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIFAP (2014 a 2016 e 2019 a 2020) e Vice-Coordenadora do PPGED/UNIFAP (2021 a 2023). É Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIFAP (edições 2022-2024 e 2024-2026) e de outros projetos na área de formação de professores, é Associada da Rede de Estudos em Educação Superior Universitas, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), autora e organizadora de livros e artigos publicados e ainda parecerista ad hoc em revistas eletrônicas nacionais.

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima

Pós-doutor pela na Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017 até março de 2018). Professor Adjunto, Classe C, nível 003, do Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na base Formação de Educadores: Saberes e Competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UFS), dentre outros. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador do Programa Escola da Terra (Convênio entre MEC-SECADI-UFRR)Professor das seguintes disciplinas na graduação de Educação do Campo: Sociologia, Metodologia do Ensino de Sociologia e Estágio em Sociologia. Professor do mestrado em Educação DA SEGUINTE disciplina: Educação do Campo e Interculturalidade (Mestrado em Educação, convênio entre a Universidade Estadual de Roraima (UERR) - Instituto Federal de Roraima - IFRR). É Coordenador do grupo de pesquisa intitulado Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC), cujo foco principal é a Educação do Campo no Estado de Roraima.

Sheila de Fátima Mangoli Rocha, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2001); Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (2004); e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2017). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Figueirêdo, A. M., Lopes, S. L., & Mangoli Rocha, S. de F. (2025). INFLUÊNCIAS MERCADOLÓGICAS E A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA BNCC E NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30074. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50635

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública