FORMULAÇÕES DA CNI PARA A EDUCAÇÃO

UMA ANÁLISE GRAMSCIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48601

Resumo

O artigo[1] analisa a formulação sobre a educação básica contida no documento Mapa Estratégico 2023-2032: o caminho para a nova indústria da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A análise é referenciada no método materialista histórico-dialético, nas reflexões e nos conceitos de Antonio Gramsci e nos procedimentos da pesquisa documental. O estudo identifica que o Mapa da CNI é um instrumento para orientar a política industrial no Brasil, mobilizando temas conexos. Nessa perspectiva, estabelece referências para subordinar a política educacional à política industrial com o objetivo de assegurar a formação do trabalhador necessária à chamada neoindustrialização. Para tanto, a CNI propõe várias mudanças e ajustes na política educacional para que a escola pública seja afirmada como ferramenta pedagógica da competitividade industrial. Trata-se de uma concepção que aprofunda as ameaças sobre o sentido de escola pública e que pretende viabilizar a subalternização dos trabalhadores à nova fase da hegemonia burguesa no país.

 

[1] Este artigo é parte da produção relacionada ao estágio de pós-doutoramento do 1º autor, com supervisão do 2º autor.

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Biografia do Autor

André Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1991). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação e em cursos de licenciatura da UFJF na área e política educacional. É coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Política Educacional, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF. Tem como foco principal de pesquisa os projetos empresariais para a educação básica.

Marcelo Paula de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social pela UFRJ (2011), mestre em Educação pela UFF (2004) e graduado em Educação Física pela UFRJ (2001). Leciona na Escola de Educação Física e Desportos e no PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO na UFRJ. Atua com ensino, pesquisa e extensão nos campos de políticas públicas de educação, lazer, esporte, Política Educacional. Líder do grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, lazer e Educação Física (GEPOLES).

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Martins, A. S., & Melo, M. P. de. (2025). FORMULAÇÕES DA CNI PARA A EDUCAÇÃO : UMA ANÁLISE GRAMSCIANA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30069. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48601

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública